Foto: Divulgação
Mais de 500 atletas participam da 1a Corrida da Serra Verde Express
A primeira edição da Corrida e Caminhada da Serra Verde Express movimentou Morretes no sábado, 8 de novembro, reunindo mais de 500 atletas e um público expressivo que lotou as ruas da cidade histórica. A iniciativa uniu esporte, turismo e sustentabilidade em meio às paisagens da Mata Atlântica, com percursos de 6 quilômetros para corrida e 3 quilômetros para caminhada.
“Eventos como este fomentam o turismo, estimulam a permanência do visitante e reforçam a imagem de Morretes como um destino que alia natureza, bem-estar e responsabilidade ambiental”, destacou Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express.
Com a realização da corrida, a Serra Verde Express movimentou ainda mais a cidade. Além dos 1.200 passageiros que desembarcaram do trem turístico no sábado, centenas de atletas e acompanhantes chegaram a Morretes logo nas primeiras horas da manhã, aquecendo a economia local. Restaurantes, pousadas e comércios registraram aumento no fluxo de visitantes, consolidando o evento como uma ação integrada de esporte, turismo e desenvolvimento regional.
Esporte e responsabilidade ambiental
A prova reuniu pessoas de todas as idades, e marcou a adoção de um modelo de gestão ambiental, implementado pela ONG Ecolocal, que garantiu o reaproveitamento integral dos resíduos gerados durante a realização. O trabalho envolve desde a triagem e separação de recicláveis até a destinação correta e o reaproveitamento de materiais que tradicionalmente não possuem ciclo de reciclagem.
Os resíduos como lonas, embalagens aluminizadas e materiais cenográficos vão virar novos produtos, por meio de processos de compactação e beneficiamento. Já os recicláveis serão destinados à cooperativa ANCORESP, de Pontal do Sul, garantindo impacto social e geração de renda. Ao todo, estima-se que mais de 250 quilos de resíduos tenham sido coletados no evento.
“Nosso objetivo é mostrar que grandes eventos podem ter responsabilidade ambiental. O trabalho da Ecolocal garante que praticamente tudo o que é gerado durante a corrida tenha uma destinação ambientalmente correta, contribuindo para a redução de impactos e fortalecendo a economia circular”, afirmou Filipe Pedroso de Oliveira, representante da Ecolocal.
A festa se estendeu ao longo de todo o dia, com mais de 3 mil pessoas circulando entre o centro histórico e as margens do rio Nhundiaquara. O clima festivo tomou conta da cidade, impulsionado pela presença de duas bandas que se apresentaram no centro, animando os atletas, moradores e turistas que chegaram de trem. “A Corrida da Serra Verde Express transformou o sábado em uma experiência completa de lazer, cultura e convivência, reforçando nosso papel na promoção do turismo e do desenvolvimento regional”, completou Arruda Filho.
Realizada em parceria com a Adetur Litoral, a prova também reforçou o papel das entidades regionais na promoção do turismo sustentável. “O evento superou as expectativas e mostrou que é possível unir esporte, lazer, natureza e preservação do meio ambiente. A Corrida da Serra Verde Express reforça o posicionamento do litoral paranaense como destino de turismo sustentável”, afirmou Patrícia Assis, representante da Adetur Litoral.
Campeões
Na corrida, os primeiros lugares gerais foram conquistados por Scarlette Ohara Vital da Costa, com o tempo de 25 minutos e 19 segundos, e Diego Ramon França, que completou o percurso em 21 minutos e 27 segundos. Os vencedores ganharam uma viagem com acompanhante para o Rio de Janeiro, com passagens e hospedagem oferecidas pela BWT Operadora e pelo Bourbon Hospitalidade, durante a Maratona do Rio 2026.
O evento teve realização da Serra Verde Express, Adetur Litoral e Prefeitura de Morretes, com apresentação do Viaje Paraná. Patrocínio: Arvi – Seu Condomínio Design em Morretes, Viação Graciosa, BWT Operadora de Turismo, Qualis Facilities e Terceirização de Serviços, Bourbon Hospitalidade, Milli, Bauducco e Procorrer.
Apoio: Adetur, Prefeitura de Morretes, Pousada Casa 1915, Restaurante Stazione, Recanto Nova Itália, Nutrimental, Bananina – Balas de Banana, Loja do Trem, Pousada Caraguatá, Café Meu Pé de Serra e Universal Assistance, seguradora oficial da prova.
Por Francielli Xavier
