Foto: Divulgação
Embrapa lança glossário para jornalistas sobre mudanças climáticas
Como ferramenta de apoio aos jornalistas que estarão atuando na cobertura da COP30, que começa amanhã (10), a A Embrapa lança o Glossário sobre Agricultura e Mudança Climática, ferramenta destinada a jornalistas e comunicadores. Neste momento em que as discussões sobre sustentabilidade estarão na agenda mundial, com o início da COP30 no Brasil, a publicação tem como objetivo qualificar a cobertura jornalística e ampliar o entendimento público sobre conceitos centrais do debate climático, reforçando o papel da ciência brasileira na construção de soluções sustentáveis para o futuro da agropecuária e da alimentação.
A obra reúne conceitos relacionados à adaptação e mitigação climática, agricultura sustentável, uso racional de recursos, segurança alimentar e tecnologias de produção de baixa emissão de carbono — temas centrais para compreender a agenda climática e o papel estratégico do Brasil na transição para sistemas agroalimentares mais resilientes.
Este trabalho se alinha à missão da Embrapa de produzir e compartilhar conhecimento científico e tecnológico e contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade. “A publicação organiza e explica, em linguagem objetiva, clara e precisa, termos que permeiam o debate sobre agricultura, sustentabilidade e mudanças climáticas e vão ajudar na cobertura não apenas da COP30, mas de temas relacionados à ciência, agricultura e mudanças climáticas”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.
Sebastião Pedro, chefe-geral da Embrapa Cerrados, unidade coeditora do glossário, reforça a importância da papel da imprensa na divulgação da ciência e da tecnologia: “A imprensa é uma parceira fundamental da Embrapa na missão de aproximar a ciência da sociedade. Este glossário reforça essa parceria, ao oferecer aos comunicadores uma fonte confiável e acessível para qualificar a cobertura das discussões da COP30 e do debate sobre sustentabilidade. Fortalecer a comunicação é também fortalecer o papel da ciência na construção de um futuro mais equilibrado e sustentável”.
A metodologia de produção seguiu as etapas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), combinando linguística, ciência da computação e validação especializada, para selecionar e definir termos a partir do uso real na língua. A base do trabalho foram expressões de uso comum na imprensa brasileira. Outros termos foram extraídos de publicações técnico-científicas da Embrapa sobre agricultura e clima. As listas de termos foram validadas por um grupo de seis pesquisadores.
O resultado é uma obra com 51 verbetes, distribuídos em 30 páginas, elaborados por profissionais da Linguística em parceria com especialistas em Comunicação, Ciência da Informação e pesquisadores de diferentes áreas. O material, em formato digital, está sendo distribuído para os jornalistas e ficará disponível no portal da instituição para toda a sociedade.
O projeto integra as comemorações dos 50 anos da Embrapa Cerrados (DF) e demonstra o compromisso da Embrapa de fortalecer o diálogo entre ciência e sociedade.
Acesse aqui o Glossário sobre Agricultura e Mudança Climática.
