Foto: Tiago Santi / Divulgação
Campus Lagoa do Sino da UFSCar celebra vida e obra de Raduan Nassar
O Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu, no último dia 6 de novembro, professores, estudantes e comunidade do entorno dos municípios de Buri, Campina do Monte Alegre e Angatuba (SP) para celebrar os 50 anos do livro "Lavoura Arcaica" e os 90 anos de seu autor, Raduan Nassar. Ao longo do evento - "Um olho na literatura, outro na vida" -, foram resgatadas histórias que mostram o cultivo de Raduan na terra, na literatura e na vida.
A programação teve início com uma mesa de abertura, às 10 horas, e contou com a presença da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, que relembrou a doação, feita pelo escritor, da fazenda onde hoje está instalado o Campus Lagoa do Sino. "Estar nesta celebração é um privilégio. Trabalhamos para desconstruir privilégios, mas também precisamos reconhecê-los. Eu não tenho dúvida de que, para a UFSCar, ter recebido a doação da fazenda Lagoa do Sino foi um privilégio. A UFSCar ganhou um presente com a oportunidade de implantar um Campus neste lugar e entregar os resultados que temos hoje". No ano passado, o Campus Lagoa do Sino completou 10 anos.
Através de declarações, lembranças, poemas e conversas, o evento resgatou toda essa trajetória para a comunidade: "Visitar a nossa história e a nossa origem é sempre importante, para não perdermos os laços, principalmente para que os estudantes - que sempre estão entrando e saindo - entendam de onde viemos, por que e pra que estamos aqui", ressaltou o Diretor do Campus Lagoa do Sino, Alberto Luciano Carmassi. "O evento foi muito importante para que possamos manter esse laço com o doador e com o propósito do Campus Lagoa do Sino. Vi nos olhos dos estudantes o brilho por escutarem essa história", relatou. "Um dos grandes propósitos do Campus é promover o desenvolvimento dessa região e trazer ensino público superior para um local onde isso não existia. Então cada estudante que sai daqui, que se insere no mercado de trabalho, que começa a mudar a sua vida, da sua família e da sua cidade, é um motivo de comemoração e orgulho e nos dá força para persistir", afirmou Carmassi, lembrando ainda os projetos de extensão voltados para trazer o desenvolvimento sustentável desse território.
A "lavoura" de Raduan
As atividades costuraram a relação da vida de Raduan Nassar e de sua obra, com ênfase no livro "Lavoura Arcaica". O evento contou com três mesas redondas: de manhã, o tema foram os "50 anos de 'Lavoura Arcaica'". No período da tarde ainda houve duas mesas-redondas: "Um olho na literatura, outro na vida: UFSCar Lagoa do Sino" e "Toda palavra é uma semente".
"Celebrar Raduan e sua obra é uma forma de nos colocar em contato com a nossa memória individual, nossa experiência como pessoas tocadas por suas palavras, mas também como servidores públicos e estudantes envolvidos pelo gesto altivo e rebelde realizado através da doação da fazenda para que a UFSCar implantasse Lagoa do Sino em Buri. Compor a história, ou melhor, as estórias que daí se sucedem é realmente gratificante", declarou Fábio Grigoletto, diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar.
O grande ensinamento da obra e vida de Raduan Nassar é a coerência", definiu seu assessor, Messias Eugênio Miranda Barboza, que representou o escritor no evento. "Construímos, segundo o próprio Raduan, uma relação de trabalho, de amizade e afeto ao longo desses 22 anos; e concluo que é um privilégio conviver com a pessoa mais coerente que eu já conheci na vida. Toda a trajetória dele, seu pensamento, o que ele realizou na literatura, e o que ele fez para as pessoas que trabalham e trabalharam com ele, o trato com as pessoas mais simples aqui do interior e, para fechar, esse projeto da Lagoa do Sino, demonstram esse histórico traço de coerência em tudo que ele realizou", declarou. "Conviver com as pessoas do Campus Lagoa do Sino da UFSCar e do território do entorno, nos deixou, ao Raduan e a mim, muito felizes, e ele afirmou isso em diversas ocasiões. Nós sentimos que não poderia ter um desfecho melhor para a Lagoa do Sino do que ter sido assumida pela UFSCar".
Integração
Um ônibus com estudantes dos cursos de Letras, Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGLit) da UFSCar também saiu de São Carlos para acompanhar as comemorações no Campus Lagoa do Sino.
"Considero um evento imenso, que deu a oportunidade, sobretudo aos estudantes de Lagoa do Sino e de São Carlos de se conhecerem, da integração entre graduação e pós-graduação. Somos gratos pela parceria com a Direção do Campus e do CCN na organização do evento, que muito nos alegrou. Além disso, o evento deu oportunidade para os estudantes de Literatura conhecerem toda a poética da fazenda e da comunidade em geral, e de entrarem em contato com a obra, com o Raduan, por meio da paisagem e da recuperação da memória da doação da fazenda, viabilizada pela abertura da nossa Universidade e incentivo do governo do Presidente Lula à época. Todos nós sabemos e celebramos a sua importância A literatura é, como disse Antonio Candido, um direito humano, nos sensibiliza e humaniza e reivindica um tempo de leitura, de fruição e uma entregarem um mundo em que não há tempo para nada, em que tudo é veloz e reduz-se à técnica. Então, nós temos aí um evento repleto de pessoas que se abrem aos afetos, à sensibilização e isso é a literatura que faz ao ampliar a visão de mundo, ao mostrar que as verdades podem ser outras do que são", destacou a professora Diana Junkes Bueno Martha, Coordenadora do PPGLit/UFSCar e uma das organizadoras do evento. Ela também anunciou a organização de "um livro com as falas apresentadas e em momento oportuno poderão ser conhecidas de todos".
Estande da EdUFSCar
A Editora da UFSCar (EdUFSCar) também marcou presença nas comemorações, levando até o público as obras de Raduan Nassar e outros títulos. "Nós temos participado de vários eventos aqui na Lagoa do Sino. Infelizmente não temos uma filial da livraria aqui no Campus, mas é importante porque estamos celebrando a obra e a vida de alguém que doou esse espaço aqui pra UFSCar, mas também de um grande escritor, e o evento tem essa dupla natureza. Então fazemos questão de estar presente para trazer os livros do Raduan Nassar", afirmou Wilson Alves-Bezerra, Diretor da EdUFSCar e docente do Departamento de Letras (DL) da Universidade.
Além dos livros do homenageado, a Editora contava em seu estande com diversos títulos, incluindo autores que estavam no evento incluindo a professora da UFSCar Tânia Pelegrini, a jornalista Marilene Felinto e o escritor Estevão Azevedo. "É um jeito bom de encerrar 2025, em que a gente participou de eventos nos quatro campi da Universidade", avaliou.
Organização
O evento foi organizado pela Diretoria do Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza (CCN), Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) e pela Reitoria, com apoio e realização do Gabinete da Reitoria, Assessoria de Comunicação da Reitoria (ACR), Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), EdUFSCar, Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e projeto de extensão CineEcofalante, todos da UFSCar.
Fonte: Ascom/UFSCar
