Foto: Divulgação
Salvador atualiza plano de ação climática
Lançado há seis anos, fruto de um trabalho coletivo, o Plano de Ação Climática de Salvador está passando por uma revisão, que será apresentada e discutida na próxima quarta-feira, 27.05, em uma iniciativa da prefeitura da cidade, com o apoio da rede ICLEI América do Sul.
O objetivo do encontro é avaliar os avanços já alcançados e propor novas abordagens para o PMAMC, Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima, que define estratégias de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na capital baiana. Participam da discussão os gestores e técnicos da prefeitura envolvidos com a execução do plano.
Uma vez que a gestão do PMAMC pressupõe a constante adaptação às transformações provocadas por novos padrões de comportamento ambiental, revisões periódicas do plano se fazem necessárias, como explica Ivan Euler, secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal de Salvador.
“Salvador vem consolidando uma política climática baseada em planejamento, ciência e participação técnica. A atualização do nosso Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima é fundamental para incorporar novos desafios, avaliar os avanços conquistados nos últimos anos e fortalecer ações que aumentem a resiliência da cidade frente aos impactos das mudanças climáticas”, afirma Ivan Euler.
“O plano é um instrumento vivo, que precisa acompanhar as transformações urbanas, ambientais e sociais da cidade. Esse processo de revisão também reforça a integração entre os diversos órgãos da prefeitura e amplia nossa capacidade de desenvolver soluções sustentáveis para Salvador”, acrescenta Ivan Euler.
Em paralelo ao plano, a cidade também colocou em andamento o 2° Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do município. O histórico desse levantamento – com foco nos setores de transporte, energia e resíduos – tem apoiado o PMAMC e contribuído para que Salvador seja hoje uma das capitais brasileiras com os menores índices de emissão per capita de gás carbônico CO2.
“A revisão do plano de ação climática é parte de uma governança que visa mantê-lo como uma prioridade na agenda política de Salvador. Essa revisão vai permitir que as decisões futuras a respeito de mudança climática reflitam as necessidades e o conhecimento da comunidade local”, explica Rodrigo Perpétuo, diretor-executivo do ICLEI América do Sul.
O PMAMC de Salvador e o 2° Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do município foram implementados pelas organizações WayCarbon, ICLEI América do Sul e WWF Brasil, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e teve apoio do C40 e da Agência GIZ de Cooperação Alemã.
Por Manu Vergamini
