Ana Prado / JA Bahia
Última semana: programa gratuito com foco em geração de renda vai capacitar 100 empreendedores em 2026
A Junior Achievement Bahia, organização social incentivadora de jovens, está com inscrições abertas para a 5ª edição do programa Miniempresa na Comunidade, iniciativa voltada à geração de renda e ao fortalecimento do empreendedorismo em comunidades localizadas em Camaçari e Dias D’Ávila (BA). Em 2026, o projeto, que conta com o patrocínio de empresas do Polo de Camaçari e do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic, prevê a capacitação de 100 pessoas em duas localidades, para que possam estruturar, implementar e gerir seus próprios negócios.
Com carga horária de 52 horas por edição, o programa oferece uma experiência prática de empreendedorismo, em que os participantes criam uma empresa do zero e passam por todas as etapas do processo, desde o planejamento até a comercialização dos produtos e avaliação dos resultados. Durante a formação, os beneficiários desenvolvem conhecimentos em design thinking, pesquisa de mercado, definição de produto, estrutura organizacional, venda de ações e produtos, técnicas de vendas, sustentabilidade e gestão prática do negócio. As inscrições são online e o candidato pode escolher com base em sua localidade: Camaçari ou Dias d'Ávila.
Além da capacitação, a iniciativa gera impacto econômico direto nas comunidades atendidas. Ao final do percurso, as miniempresas obtêm lucro real com a venda dos produtos desenvolvidos, fortalecendo a economia local e incentivando a autonomia financeira dos participantes.
Segundo Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic, o programa vai além da formação empreendedora e se consolida como uma ferramenta de transformação social e geração de oportunidades dentro das comunidades. “O Miniempresa na Comunidade possibilita que os participantes vivenciem, na prática, todas as etapas do empreendedorismo, desde a construção de uma ideia até a tomada de decisões e o desenvolvimento de soluções reais. Esse contato direto com o universo dos negócios fortalece a autoconfiança, desperta novas perspectivas de futuro e mostra que é possível transformar conhecimento em renda, autonomia e crescimento profissional”, afirma.
Entre os resultados das edições anteriores estão a abertura de uma loja física em Camaçari, a criação de um salão de beleza em Dias D’Ávila e o fortalecimento da Associação de Rendeiras da Rendavan, que hoje também atua como escola de formação de artesãos.
Por Keyla Pereira
