NOTA À IMPRENSA
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio BA) vem a público prestar esclarecimentos acerca de informações veiculadas em websites que associam, de forma indevida, a Campanha Natal Solidário 2025 a ilações que não condizem com a realidade dos fatos, tampouco com a atuação institucional do Sistema Comércio BA (Fecomércio, Sesc e Senac)
Desde o ano de 2022, a Campanha Natal Solidário, promovida pelo Sistema Comércio BA, conta com a cooperação e o apoio da Liga do Bem, exclusivamente no que se refere ao recebimento de doações, à logística de entrega, ao recrutamento de voluntários e à organização de eventos destinados à arrecadação de donativos. A entidade parceira presta contas das doações realizadas e dos valores arrecadados, inexistindo qualquer indício de irregularidade quanto à destinação dos recursos arrecadados no âmbito da campanha.
É absolutamente incorreta a insinuação de que o Sr. José Loyola de Andrade Neto exerça qualquer função de gestão de recursos da Liga do Bem. Sua atuação ocorre unicamente na condição de Conselheiro Fiscal da referida entidade, órgão de natureza estritamente fiscalizatória contábil e financeira, sem qualquer poder de administração, movimentação ou deliberação sobre recursos.
Da mesma forma, não procede a informação de que a Sra. Cassia Fernandes atue como coordenadora da Campanha Natal Solidário. Sua participação se dá tão somente na condição de Madrinha da Campanha, papel de caráter institucional e simbólico. A coordenação operacional e técnica da campanha é realizada pelo Sesc Mesa Brasil, programa amplamente reconhecido nacionalmente por sua reputação ilibada, credibilidade, excelência logística e rigor na prestação de contas, sendo referência em segurança alimentar e responsabilidade social em todo o país.
A Fecomércio BA registra, ainda, sua preocupação com o viés adotado pela reportagem, cujo conteúdo revela nítida intenção de dissolver a reputação do Sistema Comércio BA, manchar o bom nome das entidades filiadas e ocasionar prejuízo reputacional às pessoas citadas, por meio de associações artificiais, omissões relevantes e conclusões desprovidas de lastro fático, circunstância absolutamente inaceitável, sobretudo quando direcionada a instituições e pessoas com histórico público de atuação ética, transparente e comprometida com o desenvolvimento social da Bahia.
Por fim, a Fecomércio BA reafirma seu compromisso com a ética, a transparência, a boa governança e a responsabilidade social, bem como já está adotando todas as medidas judiciais cabíveis, no âmbito cível e criminal, para a preservação da imagem institucional da entidade e das pessoas indevidamente atingidas por informações distorcidas ou descontextualizadas.
Salvador, 16 de dezembro de 2025.
Fecomércio BA - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia
