Foto: André Frutuôso
Rodada de negócios impulsiona a entrada de produtos da agricultura familiar em redes de supermercados da Bahia
Cooperativas e associações da agricultura familiar participaram, nesta
terça-feira (16), de uma rodada de negócios com representantes de redes
de supermercados com o objetivo de ampliar a comercialização de seus
produtos. A iniciativa foi promovida pela Companhia
de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União
Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária
(Unicafes), e integra o termo de cooperação firmado entre o Governo da
Bahia e a Associação Baiana de Supermercados (Abase),
durante a última edição da Feira SuperBahia.
“O acordo realizado na SuperBahia foi o de facilitar a entrada dos
produtos da agricultura familiar em algumas redes de supermercados. A
partir disso, iniciamos uma curadoria com as cooperativas para
identificar produtos que já estivessem prontos e com capacidade
de entrega, para que fossem apresentados. Chegamos a 58 itens, com a
perspectiva de firmar contratos com condições diferenciadas para os
produtos da agricultura familiar”, destacou Dailson Andrade, coordenador
de Comercialização da CAR.
Além da apresentação dos produtos, o encontro também teve como objetivo
proporcionar a degustação dos alimentos produzidos pelos
empreendimentos. “Já estamos construindo uma relação sólida com o
Governo do Estado, apoiando a agricultura familiar. Hoje realizamos
um café da manhã com o time comercial e de marketing para degustação.
Os produtos são incríveis e, com essas negociações, poderemos oferecer
aos nossos clientes qualidade com preço acessível”, explicou Amanda
Vasconcelos, presidente da Abase e diretora do
Hiperideal.
Para Ícaro Rennê, diretor-presidente da Unicafes, o encontro representa
uma oportunidade estratégica de ampliar a presença da agricultura
familiar nas grandes redes varejistas. “É de grande importância para as
cooperativas poderem comercializar seus produtos
para o público das grandes redes e mostrar que somos capazes de
oferecer qualidade com preços competitivos.”
Segundo Sheila Ramos, da Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab), de
Igrapiúna, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da
agricultura familiar. “Participar desse café da manhã foi maravilhoso,
pois mostrou aos compradores que temos produtos de
qualidade e promoveu uma maior aproximação. Isso vai refletir no
cliente final, que terá à sua disposição um produto diferenciado.”
Por Silvia Costa
