Ministra explicou o cronograma gradual da exigência do cadastro biométrico para acesso e manutenção de benefícios sociais. Foto: Diego Campos/Secom-PR
Esther Dweck sobre biometria para benefícios sociais: “Não precisa ter correria”
A ministra Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) explicou, durante o “Bom Dia, Ministra” desta terça-feira, 16 de dezembro, o cronograma gradual da exigência do cadastro biométrico para acesso e manutenção de benefícios sociais. Segundo ela, o processo terá como base principal a Carteira de Identidade Nacional (CIN), mas o documento não será exigido imediatamente para toda a população.
Quem já possui biometria registrada em bases públicas, como no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não precisa se preocupar neste momento. “Não precisa ter correria. Se você vota com a digital, se tem a CNH, você já tem a biometria cadastrada. Quem já tem um desses dois, precisa se preocupar em tirar a Carteira de Identidade Nacional até 1º de janeiro de 2028”, disse.
A
biometria será exigida no momento da atualização cadastral no CadÚnico,
que ocorre a cada dois anos. “Quem não tem biometria cadastrada, precisa
olhar quando é o seu processo de renovação. Quando chegar o momento de
atualizar, vai precisar ter”, afirmou Dweck.
Os prazos estabelecidos são:
1º de maio de 2026:
Para quem já tem biometria cadastrada em alguma base, nada muda e esse
cadastro continua válido para novos pedidos e renovação de benefícios.
Quem não tem biometria cadastrada e for pedir um novo benefício,
precisará ter a CIN a partir desta data.
1º de janeiro de 2027:
A partir desta data, beneficiários precisarão ter alguma biometria
tanto para renovação quanto para novas concessões; se, na data da
renovação do cadastro, o beneficiário não tiver nenhum tipo de documento
com biometria, o beneficiário será avisado e precisará fazer a CIN.
1º de janeiro de 2028: A partir desta data, todos precisarão ter a CIN para pedir um novo benefício ou para manter ou renovar um benefício existente.
“Quem
precisa ficar um pouquinho mais atento é quem ainda não teve a
biometria cadastrada em nenhuma fonte e pretende requisitar algum desses
benefícios. No caso de BPC e Previdência é já a partir de agora. Bolsa
Família e outros auxílios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, a
exigência vai ser só a partir de 1º de maio de 2026”
Esther Dweck
O QUE É
A biometria é a tecnologia que utiliza características físicas únicas
de cada pessoa, como impressões digitais e reconhecimento facial, para
confirmar a identidade de forma segura. Dos cerca de 68 milhões de
beneficiários dos programas sociais, 84% já possuem biometria
cadastrada. Quem ainda não tem deve seguir o cronograma gradual
estabelecido.
“Quem não
tem e não deve tirar uma CNH nos próximos meses, é importante ir num
TRE [Tribunal Regional Eleitoral] para fazer a biometria ou então emitir
a Carteira de Identidade Nacional”, disse a ministra.
Não
haverá bloqueio automático de benefícios nem necessidade de deslocamento
imediato às unidades de atendimento de cada política. A adoção será
gradual, com prazos amplos para adaptação da população e comunicação
contínua e individualizada, evitando desinformação e corridas
desnecessárias aos locais de atendimento.
A
biometria contribui para reduzir tentativas de fraudes e golpes em
programas sociais, evita o uso de informações de terceiros para obtenção
de benefícios indevidos e torna os procedimentos mais rápidos e
seguros.
“Quem
precisa ficar um pouquinho mais atento é quem ainda não teve a biometria
cadastrada em nenhuma fonte e pretende requisitar algum desses
benefícios. No caso de BPC e Previdência é já a partir de agora. Bolsa
Família e outros auxílios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, a
exigência vai ser só a partir de 1º de maio de 2026”, reforçou Esther
Dweck.
ESTÃO DISPENSADOS
Alguns públicos estão dispensados da exigência de biometria: pessoas
com mais de 80 anos, migrantes, refugiados e apátridas, residentes no
exterior, pessoas com dificuldade de deslocamento por motivo de saúde ou
deficiência e moradores de áreas de difícil acesso. Em todos esses
casos, será necessário apresentar documentos específicos que comprovem a
condição.
CARTEIRA DE IDENTIDADE
Outro destaque apresentado pela ministra foi a adesão à Carteira de
Identidade Nacional. Mais de 40 milhões de documentos já foram emitidos.
“A gente conseguiu apoiar alguns estados que estavam com uma velocidade
menor da emissão da nova carteira. A gente hoje já tem todos os estados
emitindo. Estamos com um ritmo de 3 milhões de carteiras por mês sendo
emitidas”, destacou.
A CIN
reúne, de forma segura, os dados de identificação do cidadão e permite o
compartilhamento dessas informações em tempo real entre os órgãos
responsáveis, ajudando a reduzir fraudes, diminuir custos para a
sociedade e garantir mais confiança e segurança nos dados.
INCLUSÃO DIGITAL
Durante o programa, a ministra da Gestão também ressaltou que a
inclusão digital é uma das prioridades do Governo do Brasil e vai além
de simplesmente colocar serviços na internet. “A gente, como Ministério
da Gestão, responsável pelo Governo Digital, tem trabalhado para
fortalecer essa agenda e garantir a inclusão digital da população
brasileira”, afirmou.
De
acordo com Dweck, é fundamental assegurar conectividade significativa —
ou seja, acesso à internet de qualidade, capaz de permitir que a
população utilize, de fato, os serviços digitais do governo. “A primeira
coisa na inclusão digital é a conectividade significativa. Inclusive,
foi um dos temas importantíssimos que o Brasil levou para o G20. A gente
tem trabalhado muito em ter alternativas para além dos cabos, com
satélites, que permitem ter acesso à internet justamente nas regiões
mais remotas”, explicou.
BALCÃO GOV.BR
Nesse contexto, a ministra destacou a criação do Balcão GOV.BR, um
espaço físico pensado para apoiar cidadãos que não têm internet adequada
em casa ou enfrentam dificuldades no uso de ferramentas digitais. “A
gente está trabalhando muito nisso, nesse projeto chamado Balcão GOV.BR,
fazendo parcerias com os estados e municípios e também estamos
trabalhando agora com os Correios e com a Caixa”, registrou.
O Balcão
GOV.BR é um programa de atendimento presencial, em parceria com redes
credenciadas de atendimento ao cidadão, que oferece apoio aos usuários
da Conta Gov.br, com uma abordagem humanizada. O programa foi
reconhecido internacionalmente no GovTech Prize 2025, recebendo o prêmio
de melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão.
“Já está
em mais de 100 postos físicos, mas a nossa ideia é chegar, no próximo
ano, a mil. E se a gente fechar a parceria com os Correios, que a gente
está trabalhando muito, e com a Caixa, a gente tende a acelerar mais
ainda”, disse a ministra.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
