
Dana McCoy, co-presidente do Programa Humano e Educação da Harvard Graduate School of Education/ Foto: Carmen Fernandes
Evento internacional de educação da Fundação Bracell debate avanços e desafios nas políticas públicas para a Primeira Infância
Nesta
terça-feira, 7, ocorreu o 2º Simpósio Internacional de Educação
Infantil, organizado em parceria pela Fundação Bracell, o Ministério da
Educação, o Unicef, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA/ USP, a
Fundação Van Leer, o Itaú Social, e o David Rockfeller Center for Latin
American Studies de Harvard em São Paulo. O evento reuniu especialistas
nacionais e internacionais de referência no debate sobre políticas
públicas voltadas à Primeira Infância. Entre
os palestrantes e debatedores estiveram Dana McCoy, professora
associada de Desenvolvimento Humano e Educação Urbana e co-presidente do
Programa de Desenvolvimento Humano e Educação (HDE) da Harvard Graduate
School of Education, e Susan Fuhrman, professora Emérita da
Universidade de Columbia, além de especialistas e representantes do MEC,
UNICEF, Inep, Todos Pela Educação, Fundação Bracell, dentre outros. “Queremos
colocar a Educação Infantil como uma prioridade nacional, porque ela é a
base de todo o desenvolvimento e precisa ser sólida. Isso exige o
envolvimento de lideranças públicas e privadas, infraestrutura adequada,
formação e remuneração justas para professoras e professores, além de
experiências pedagógicas que valorizem o brincar com intencionalidade
para a aprendizagem. Também é fundamental avaliar o desenvolvimento das
crianças, para que possamos falar efetivamente de qualidade – e não
apenas de vagas. Nesta segunda edição do simpósio, queremos estimular
essas reflexões e fortalecer esse compromisso”, afirmou Eduardo Queiroz,
diretor-presidente da Fundação Bracell, na sua fala de abertura. A
importância da qualidade na Educação Infantil é uma preocupação
permanente da entidade. “A criança que não tem acesso a uma educação de
qualidade na primeira infância enfrenta os desafios da vida com chances
reduzidas de desenvolver plenamente seu potencial ao longo da vida. Essa
ainda é a realidade de muitas crianças em situação de vulnerabilidade”,
explicou. Voltada
a pesquisadores, gestores públicos e de organizações do terceiro setor,
a programação promoveu discussões sobre a priorização da Educação
Infantil, dados e evidências para a implementação de políticas públicas
com qualidade, implementação e escalabilidade dessas políticas, práticas
pedagógicas para a educação infantil de qualidade e o papel do Regime
de Colaboração na efetivação das normativas para a Educação Infantil. As
políticas educacionais para a primeira infância do Brasil foram
elogiadas por Dana McCoy: “O país tem feito um bom trabalho no que se
refere ao acesso às políticas de aprendizagem e desenvolvimento
integral.” Durante
sua fala, a especialista defendeu que a educação infantil deve evitar
um enfoque academicista: “É necessário que se faça uma abordagem
holística, incentivar uma pedagogia que sabemos que ajuda as crianças em
todas as dimensões do desenvolvimento”. “Precisamos
de mais investimentos e produzir oportunidades para que todas as
crianças tenham uma educação de qualidade. Enfatizar o desenvolvimento
integral é importantíssimo”, concluiu Dana. A
professora Susan Harriet Fuhrman abordou o tema "Lições da Academia
sobre Implementação de Políticas Públicas", destacando o papel
fundamental dos professores no êxito das políticas educacionais. Segundo
a especialista, o sucesso e a eficácia de uma política pública estão
diretamente ligados à articulação com outras políticas complementares
que a fortaleçam. Fuhrman
destacou que a formulação de políticas públicas envolve escolhas entre
estratégias que tornam a implementação mandatória, as que apostam na
introdução de incentivos – financeiros ou não – para induzir a atuação
dos agentes implementadores e o desenvolvimento de capacidades. Ela
também destacou os principais desafios enfrentados pelos formuladores
de políticas na implementação e os principais focos de atenção: a
formação dos profissionais envolvidos, o sequenciamento e planejamento
realista da implementação e a análise do contexto para identificar
elementos que possam estar na contramão da proposta de implementação. O
simpósio contou ainda com a participação de André Lázaro (Fundação
Santillana), Carlos Eduardo Sanches (especialista em Educação), Valdoir
Pedro Wathier (diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da
Educação Básica do MEC), Mônica Pinto (chefe de Educação do UNICEF
Brasil), Anita Gea Martinez Stefani (diretora de Apoio à Gestão
Educacional do MEC), Daniel Domingues dos Santos (coordenador do
LEPES/FEA-RP/USP), Ernesto Faria (diretor Executivo do
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), Hilda
Linhares (diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep), Alexsandro
do Nascimento Santos (diretor de Políticas e Diretrizes da Educação
Integral Básica do MEC), Binho Marques (consultor em Gestão de Políticas
Públicas e Educação), Olavo Nogueira (diretor Executivo do Todos Pela
Educação), Beatriz Cardoso (diretora do LabEdu – Laboratório da
Educação), Minéa Paschoaleto Fratelli (subsecretária de Educação do
Município de Guarulhos/SP), Mônica Correia Baptista (professora da
Faculdade de Educação da UFMG e coordenadora do Programa Letra e Escola
da Educação Infantil), Carolina Velho (especialista em Educação Infantil
do UNICEF Brasil), Celi Corrêa Neres (vice-presidente na Região
Centro-Oeste do Fonacedi – Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e
Distrital de Educação), Adenilse Stein Silva (GT de Educação Infantil da
Undime), Rita Coelho (coordenadora-geral de Educação Infantil do MEC) e
Mozart Neves Ramos (titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do
Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto). Também
contribuíram com o debate Claudia de Freitas Vidigal (Fundação Van
Leer), Helena Monteiro (David Rockefeller Center for Latin American
Studies – Universidade de Harvard) e Patrícia Mota Guedes (Itaú Social). Sobre a Fundação Bracell?? ?A
Fundação Bracell é uma organização privada sem fins lucrativos que,
desde 2023, tem se dedicado ao fortalecimento da educação infantil e ao
apoio de iniciativas voltadas para a primeira infância, além do
desenvolvimento de lideranças. Criada por meio da consolidação da
Bracell no país, seu foco principal é alavancar o poder transformador da
educação desde a primeira infância, possibilitando que cada criança
desenvolva plenamente seu potencial para uma vida melhor, tanto no
presente quanto no futuro.
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