
Foto: Divulgação
Clarindo Silva será homenageado no encerramento da VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai prestar uma homenagem especial ao empresário, escritor e ativista cultural Clarindo Silva, encerrando com chave de ouro a VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador, no próximo dia 29 de agosto, às 17h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). O evento celebra os 40 anos do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio Mundial, título concedido pela Unesco em 1985.
Símbolo de resistência e identidade do Pelourinho, Clarindo Silva é uma das figuras mais emblemáticas da história recente do Centro Histórico. Fundador da lendária Cantina da Lua e atuante em ações culturais, sociais e de valorização da negritude, Clarindo se tornou um verdadeiro patrimônio humano da cidade, conectando passado, presente e futuro por meio da sua atuação cotidiana. Sua homenagem, no último dia do evento, representa o reconhecimento da importância dos bens imateriais que habitam o Centro Histórico – não apenas suas fachadas e igrejas, mas também suas pessoas, memórias e saberes.
Uma jornada pelos
sentidos e significados do patrimônio
Com o tema “Centro Histórico de Salvador – Quatro décadas como Patrimônio Mundial”, a Jornada acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, em três espaços simbólicos do Centro Histórico: a sede da ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé), a Casa Vale do Dendê e o MUNCAB.
A programação foi pensada para ressaltar não apenas o patrimônio material, reconhecido pela Unesco, mas também os aspectos socioculturais e imateriais que formam a alma do Centro Histórico, como destaca o diretor de Patrimônio da FGM, Vagner Rocha:
“O reconhecimento da Unesco levou em conta o conjunto arquitetônico, mas nós queremos ampliar o olhar: refletir sobre o patrimônio vivo, sobre os encontros e memórias que fazem do Pelourinho um espaço pulsante. Por isso, homenagear Clarindo Silva é tão significativo — ele é parte viva dessa história.”
Programação:
Dia 27 de agosto – ABAM
Abertura institucional e entrega da notificação do Ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Imaterial de Salvador
Palestra de abertura: Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO
Mesa de debate sobre os bens imateriais do Centro Histórico
Oficina de acarajé e degustação, com encerramento artístico-cultural
Dia 28 de agosto – Casa Vale do Dendê
Mesa sobre presenças e resistências socioculturais no Centro Histórico
Edição especial do Circuito #Reconectar, com um passeio guiado do Cruzeiro de São Francisco à estátua de Castro Alves, mediado pelo professor Ubiraci Santos
Bate-papo no Café-Teatro Nilda Spencer, no Quarteirão das Artes
Dia 29 de agosto – MUNCAB
Mesas de discussão sobre a preservação do patrimônio material e novas formas de significar o Centro Histórico
Visita guiada ao MUNCAB
Encerramento com homenagem a Clarindo Silva, seguida de apresentação artístico-cultural
A VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador faz parte do programa Salvador Cidade Patrimônio, consolidando-se como espaço de diálogo e valorização das diferentes formas de patrimônio – da pedra à fé, do concreto à palavra.
SERVIÇO
VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador
Quando: 27 a 29 de agosto
Onde: ABAM, Casa Vale do Dendê e MUNCAB – Centro Histórico de Salvador
Inscrições gratuitas
Destaque do encerramento:
Homenagem a Clarindo Silva
Data: 29/08
Horário: 17h
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB)
Realização: Fundação Gregório de Mattos – FGM
Por Doris Pinheiro