
Premiação em 2024 / Foto: Caio Herlon
Prêmio IEL de Talentos 2025 celebra empresas e jovens que transformam mercado de trabalho baiano
Protagonistas que transformam e inspiram o mercado de trabalho baiano serão mais uma vez celebrados pelo Prêmio IEL de Talentos Bahia 2025. Promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), a premiação reconhece empresas que investem em inovação e boas práticas, jovens talentos que transformam oportunidades em resultados e instituições comprometidas com a formação profissional. A cerimônia será realizada no dia 29 de agosto (sexta-feira), às 15h, no Centro de Convenções, em Salvador, integrando a programação da Index, o maior evento da indústria da Bahia.
Em sua 22ª edição, o Prêmio IEL de Talentos Bahia contou com 118 projetos inscritos, um recorde de participações nos últimos cinco anos, e reunirá 42 finalistas nas categorias IEL Estágio - Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Educação Inovadora -; Inova Talentos – Artigo Inovador e Projeto Inovador - e Destaque Aprendizagem e Sistema S. Os ganhadores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece no Recife, Pernambuco, no dia 3 de dezembro.
Criado na Bahia em 2004, o Prêmio IEL de Talentos é uma iniciativa do IEL Bahia, instituição do Sistema Indústria responsável por programas de desenvolvimento profissional. A premiação reconhece a excelência em programas de estágio, aprendizagem e bolsas de inovação ao tempo em que fortalece a conexão entre talentos, instituições de ensino, empresas e o mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos.
De acordo com Edneide Lima, superintendente do IEL Bahia, o objetivo da premiação é promover um ambiente de incentivo às empresas para a inovação e boas práticas de estágio. “Ao contratar um estagiário, um jovem aprendiz ou um bolsista, a empresa tem a oportunidade de oxigenar seus processos e práticas com novas ideias, compartilhando boas práticas com este estudante ou profissional. O prêmio é um reconhecimento das iniciativas que, às vezes, parecem pequenas, mas promovem mudanças positivas e significativas nas empresas”, realça ela.
Oferta e retenção de talentos – Mais do que celebrar boas práticas, o Prêmio IEL de Talentos 2025 se consolida como um catalisador de inovação e desenvolvimento, estimulando ambientes corporativos a se preparar para os desafios contemporâneos e as novas tendências de mercado. Escassez de mão de obra qualificada, alta rotatividade e o descompasso entre formação e necessidades do mercado estão entre os principais entraves enfrentados pelas empresas brasileiras.
Para o gerente de Carreiras do IEL Bahia, Afonso Almeida, qualificar jovens por meio de programas de estágio é fundamental tanto para suprir a escassez de mão de obra especializada quanto para garantir a retenção de talentos. Para ele, as empresas devem inovar em sua gestão de pessoas, adotando práticas modernas, promovendo requalificação contínua e implementando processos ágeis que preparem os colaboradores para os desafios do mercado. Nesse contexto, o Prêmio IEL de Talentos se torna um aliado estratégico, pois, em uma era de inteligência artificial e tecnologias emergentes, reconhecer profissionais que aprendem, ensinam e lideram mudanças é crucial para o crescimento das organizações
“O Prêmio IEL de Talentos evidencia que programas de estágio, aprendizagem profissional e bolsas de inovação são investimentos estratégicos, que estimulam os talentos a inovar e desenvolver projetos, fortalecendo a mão de obra e ampliando a visão de futuro das empresas. Atração e retenção de talentos andam juntas, e para isso são necessárias ações consistentes e estratégicas”, afirma Afonso, ressaltando ainda que as instituições de ensino têm papel decisivo, ao preparar jovens com metodologias inovadoras e experiências práticas que os conectam às demandas reais do mercado.
Empresas que inovam – Empresas que investem em inovação e qualificação de estagiários conquistam profissionais mais preparados e reconhecidos no mercado. É o caso da PetroRecôncavo, que há dois anos mantém um programa estruturado de estágio. Premiada em 2024 no Prêmio IEL de Talentos, a iniciativa volta como finalista este ano após implementar mudanças estratégicas baseadas no feedback de gestores, estagiários e da equipe de treinamento.
Uma das mudanças mais significativas foi na metodologia dos squads, grupos que desenvolvem projetos ao longo do ano. Antes, todos trabalhavam sobre um único tema. Agora, equipes formadas por estagiários de diferentes estados e setores, mas com áreas correlacionadas, têm autonomia para identificar desafios internos e propor soluções. A nova dinâmica fortaleceu o pertencimento, ampliou a integração e reduziu a sobrecarga, tornando o processo mais ágil e conectado à realidade de cada área.
“Nosso compromisso é criar um programa cada vez mais robusto, que capacite de forma real e gere impacto positivo na trajetória profissional deles. No fim do ano, vamos colher novos feedbacks e já pensar nas melhorias para 2026”, afirma Ynara Ottolia, assistente de treinamento e desenvolvimento da PetroRecôncavo.
Investir na qualificação de jovens talentos também é prioridade para a Via Press Comunicação, que estreia este ano como finalista do Prêmio IEL de Talentos, na categoria Estágio Inovador - Empresa de Pequeno Porte. Com 26 anos de atuação em comunicação e cultura, a empresa mantém, há quatro anos, um programa de estágio que alia aprendizado técnico, desenvolvimento pessoal e cidadania.
Atualmente, cerca de 50 estagiários atuam na sede da Via Press Comunicação e nos seis equipamentos culturais que a empresa administra em parceria com a Prefeitura de Salvador — Cidade da Música da Bahia, Casa do Carnaval da Bahia, Casa do Rio Vermelho, Espaço Carybé de Artes, Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e Memorial 2 de Julho. O programa de estágio da empresa oferece vivências enriquecedoras, palestras, qualificações e ações de sensibilização que fortalecem o sentimento de pertencimento e promovem a diversidade, com foco na inclusão racial, de gênero e etária. A iniciativa já resultou na contratação de estagiários, reforçando o compromisso da empresa em formar profissionais qualificados e socialmente comprometidos.
“Decidimos criar um programa de formação de jovens que trouxesse não apenas aprendizado técnico, mas também desenvolvimento pessoal e cidadania. Hoje vemos que esse programa se tornou uma porta de entrada fundamental para o mercado de trabalho. Ele capacita os jovens, amplia suas experiências, promove diversidade e ainda prepara pessoas éticas e conscientes. A Via Press sempre foi uma escola e nosso compromisso é formar profissionais completos, preparados para a vida e para a carreira”, destaca a CEO da Via Press Elaine Hazin.
Experiência que transforma – O estímulo à inovação e o suporte das empresas são fundamentais para que os estagiários possam transformar ideias em soluções concretas. Estudante de Ciências e Tecnologia da UFBA, Janaina Ferreira, atua na PetroRecôncavo em Salvador desde fevereiro e é finalista do Prêmio IEL na categoria Estagiário Inovador. A experiência não só permitiu que ela aplicasse seus conhecimentos, mas também ofereceu espaço para inovação e protagonismo. Janaina se destacou com o desenvolvimento do EstagIA, um chatbot que transforma a comunicação interna, facilitando o acesso de estagiários e novos colaboradores a informações, a partir da centralização de dados de diferentes setores, fornecendo respostas rápidas sobre benefícios e processos da empresa.
“Chegar à final do Prêmio IEL de Talentos é muito bom, e o reconhecimento que a empresa me deu é incrível. Agora estou com um aporte enorme para aumentar o projeto, que não será só para estagiários, mas também para novos contratados. É tudo muito incrível e a empresa está me dando total suporte para criar a ideia, implantar e alimentar o projeto com informações para a vivência de fato da minha área. Está sendo muito interessante”, afirma a estagiária.
IEL - Por meio do Acompanhamento Integrado, o IEL Bahia aprimora os programas de estágio e bolsas (Inova Talentos), garantindo que essas experiências sejam enriquecedoras tanto para os estudantes quanto para as empresas. A ferramenta acompanha as contratantes, verificando o cumprimento dos requisitos legais e estimulando o desenvolvimento de novas habilidades junto aos jovens talentos. Paralelamente, o IEL Bahia ouve os estudantes para avaliar a empresa e identificar demandas por qualificação, que são atendidas por meio do IEL Capacita.