
Opaxorô CIA de Dança da APAE de Salvador/Foto: Genilson Coutinho
APAE de Salvador inicia Semana Nacional da PCDIM nesta quinta (21) com programação especial
Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua a nossa voz!”, a APAE de Salvador abre nesta quinta-feira (21) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PCDIM), celebrada em todo o país até o dia 28 de agosto, conforme a Lei nº 13.585/2017.
A Instituição, que há 56 anos atua no atendimento e inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, reforça, por meio da programação, a importância de enxergar a diversidade humana como riqueza. A proposta é dar visibilidade ao protagonismo das pessoas atendidas, oferecendo espaços para que possam se expressar, demonstrar seus talentos e ocupar seu lugar na sociedade com dignidade, equidade e respeito.
“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um convite à sociedade reconhecer a potência de cada indivíduo. Acreditamos que a deficiência não define ninguém, mas a oportunidade transforma vidas e abre caminhos para a inclusão e a dignidade”, destaca Derval Evangelista, presidente da APAE de Salvador.
Confira a programação da Semana Nacional da PCDIM em Salvador:
Na quinta-feira (21), às 10h, ocorrerá uma entrevista na Rádio Excelsior (Cardeal FM), no Programa A Voz das Mulheres, que oportuniza a pessoa com deficiência a falar por si e exercer o protagonismo, favorecendo a inclusão social. Às 18h, será realizada a abertura da Semana Nacional da PCDIM, com apresentação da CIA Opaxorô e show Falando de Amor: Sambas, no Teatro Módulo.
Na sexta-feira (22), terá apresentação da Roda de Capoeira Inclusiva, no Mercado Modelo, às 14h, com objetivo de promover a socialização das PCDIM e demonstrar a arte da capoeira para a sociedade.
Na segunda-feira (25), será realizada, às 9h, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), a VI Semana Nacional da Pessoa com Deficiência do TJBA: “Justiça, Diversidade, Educação, Acessibilidade e Direitos Humanos”, com visibilidade do potencial das PCDIM por meio da arte, com as apresentações da CIA de Dança, CIA de Teatro, Talk Show e Banda Opaxorô. E às 14h, ocorrerá a visita guiada ao Centro Especializado da APAE de Salvador (CAEE), com a palestra “Olhares que acolhem, práticas que incluem: a experiência do CAEE”, no auditório da APAE de Salvador.
Na terça-feira (26), às 9h, o espaço será palco para a Roda de Conversa – Vez e Voz 2025: Protagonistas com a Palavra, onde abordarão os desafios da inclusão e ocorrerá a ação de visitação e diálogo com a secretária de Educação da Bahia, Rowena Brito, e o coordenador de Educação Especial, Alexandre Fontoura, na Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Na quarta-feira (27), haverá uma roda de conversa “Entre Nós – Diálogos entre Jovens e Adultos com Deficiência”, com objetivo de promover trocas de experiências, no auditório da APAE de Salvador.
E para fechar a Semana Nacional da PCDIM, na quinta-feira (28), a ação será realizada com entrevistas em rádios locais, com o tema: Protagonistas com a Palavra, onde alunos do CEDUC, acompanhados de educadores, participam de entrevistas para compartilhar suas vivências como estudantes e cidadãos.