
Foto: Divulgação
Livro sobre a formação urbana de São Paulo vence o Prêmio Jabuti 2025
O livro “O desenho de São Paulo por seus caminhos”, da arquiteta, urbanista e professora da FAUUSP, Andreina Nigriello, foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (5), durante a cerimônia realizada no teatro Sérgio Cardoso, no centro da capital paulista.
Publicado pela KPMO Cultura e Arte, em parceria com a Cultura Acadêmica (selo da Fundação Editora da Unesp), o livro propõe uma análise inédita da produção do espaço da Região Metropolitana de São Paulo a partir do caminho dos povos originários, usado antes e depois da descoberta oficial do continente sul-americano pelos portugueses, até a implantação dos atuais sistemas de transporte, contemplando leitura urbana, história econômica e planejamento do território.
A autora percorre os vetores que transformaram a capital paulista em uma das cidades mais influentes da América Latina. Os pontos de partida são as transformações induzidas pelos meios de transporte que moldaram o espaço urbano ao longo do tempo: a pé e de canoa, tropas de muares e carros de boi, trens, bondes, caminhões e ônibus, metrôs e automóveis, corredores de ônibus e monotrilhos.
Produzida a partir do conteúdo de aulas sobre planejamento regional e de transporte dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FAUUSP, a obra se destaca por integrar práticas acadêmicas de pesquisa a uma jornada literária pela história da formação urbana de São Paulo. Com 154 ilustrações, muitas delas raras, antigas ou inéditas, especialmente mapas da rede viária e dos fluxos de transporte, o livro mostra como os caminhos foram determinantes na organização do território, tanto em sua estrutura física quanto na sustentação das desigualdades sociais que se perpetuam na metrópole.
Segundo a autora, circular com eficiência em São Paulo exige a expansão da rede de transporte metroferroviária que reduza o tempo de deslocamento da população periférica e promova a redistribuição equilibrada de empregos e serviços em centralidades externas ao espaço contido entre os rios Tietê e Pinheiros. A cidade, hoje marcada por uma lógica que transforma deslocamentos em tempo perdido, precisa de um sistema de transporte capaz de organizar não apenas os fluxos de circulação, mas também o próprio território. Para Andreina Nigriello, essa reestruturação é essencial para a valorização do tempo e para a promoção da qualidade de vida e produtividade dos cidadãos.
“O desenho de São Paulo por seus caminhos” foi publicado em 2024 e se tornou referência nas áreas de urbanismo, planejamento urbano e de transporte. A conquista do Prêmio Jabuti, principal reconhecimento literário do país, comprova a relevância e o impacto da obra para o debate sobre o futuro das grandes cidades brasileiras.
Ficha Técnica:
Autora: Nigriello, Andreina.
O desenho de São Paulo por seus caminhos.
Edição: 1ª
Coeditoras: KPMO Cultura e Arte & Cultura Acadêmica
Ano: 2024
Páginas: 384
Preço: R$ 160,00
Por Fernanda Baruffaldi