
Foto: Divulgação
GWM Tank 300 conclui Rally dos Sertões 2025 com desempenho impecável e prova que é um legítimo 4x4
O SUV híbrido GWM Tank 300 concluiu o Rally dos Sertões 2025, conduzido pelo consultor e jornalista especializado em off-road Luis Carqueijo, e provou que é um legítimo 4x4, capaz de enfrentar qualquer obstáculo.
Após percorrer 4.115 quilômetros – incluindo o deslocamento de São Paulo até a largada em Goiânia (GO) e os 3.482 km oficiais entre Goiás e o litoral de Alagoas – o modelo demonstrou, na prática, toda a robustez, versatilidade e confiabilidade que o colocam entre os SUVs 4x4 mais completos do mercado, com funcionalidades que oferecem excelente sensação de segurança e desempenho ímpar.
Durante dez dias, o Tank 300 enfrentou deslocamentos longos, trilhas off-road pelo cerrado e caatinga, trechos de areia, piçarra e pedra, calor de até 39°C e, nos últimos dias, fortes chuvas e ventania. “Foi a oportunidade perfeita para comprovar, em uso real e intenso, a capacidade, a robustez e o comportamento do Tank no off-road extremo. E ele não poderia ter se saído melhor: sem qualquer falha ou ocorrência, sem dificuldades ou pontos fracos, com ótima vedação contra poeira e água, além de recursos bem calibrados e funcionais”, afirma Carqueijo.
O consultor destacou o equilíbrio entre desempenho e conforto: “O Tank se mostrou um companheiro de viagem fiel, imponente e extremamente competente. A combinação de capacidade off-road e conforto on-road, aliada aos sistemas de segurança, fez toda a diferença”.
Entre os destaques tecnológicos, o Tank 300 conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, do tipo ADAS, que oferecem excelente sensação de segurança e contribuem para uma condução mais tranquila e segura em diferentes tipos de terreno.
Com carroceria sobre chassi, suspensão traseira de curso longo com eixo rígido, reduzida real e bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro, o modelo superou todos os obstáculos. Nos momentos em que o modo elétrico pôde ser utilizado, a experiência ganhou um toque extra de conexão com a natureza: “Rodar em silêncio, ouvindo apenas os sons ao redor, foi incrível”, destaca o piloto.
O consumo também surpreendeu: média geral de 9,7 km/l ao longo de todo o percurso, com apenas duas recargas completas de bateria – uma em São Paulo e outra em Goiânia, antes da largada oficial.
Para Carqueijo, participar dos Sertões com o Tank reforçou o que ele já suspeitava desde o lançamento: “O carro é construído do jeito que a gente gosta, para quem leva o off-road a sério, mas sem abrir mão de conforto, tecnologia e eficiência.”
Sobre o Rally dos Sertões
O rali teve início em 1993 com a proposta de criar no Brasil uma prova inspirada em desafios internacionais, como o Paris-Dakar e o Rally dos Faraós, no Egito. Desde então, o Rally dos Sertões ganhou destaque nacional, evidenciando o potencial da modalidade no país. Realizada anualmente, a competição dura cerca de dez dias e geralmente inclui etapas que valem pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
Sobre a GWM
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.
Por Amanda Caires