
Foto: Divulgação
Bahia recebe seminários do Projeto Caminhos da Pré-Escola para fortalecer a qualidade e a equidade na educação infantil
Com base em evidências e na articulação entre governos, academia e sociedade civil, o projeto Caminhos da Pré-Escola busca assegurar que crianças de 4 e 5 anos tenham acesso a práticas pedagógicas de qualidade e a um ambiente escolar que favoreça seu desenvolvimento integral.
Segundo dados do Inep (2024), embora 93% das crianças nessa faixa etária estejam matriculadas na pré-escola, cerca de 381 mil ainda estão fora dessa etapa obrigatória. Além do acesso, persistem desafios relacionados à infraestrutura, disponibilidade de materiais e formação continuada dos profissionais — 75% dos professores desejam capacitação em atividades lúdicas, 78% das escolas não dispõem de materiais de artes e 34% não contam com brinquedos (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2023).
O projeto, com duração de quatro anos e meio, está estruturado em três fases: construção de parcerias e seleção de programas alinhados à BNCC; implementação e avaliação de impacto; e, por fim, adaptação e ampliação das iniciativas que apresentarem resultados positivos. Atualmente, estão em execução dois programas (Caroço e Curiosamente), voltados ao fortalecimento de habilidades socioemocionais e cognitivas na educação infantil.
Como parte das ações desta fase do Programa, a Bahia recebe dois seminários destinados a diretores(as) escolares e coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede pública:
- 12/08 das 13h às 17h – Camaçari – Seminário Caminhos da Pré-Escola: entrelaçamento que inspira e reconecta a educação infantil será realizado na Escola Estadual de Vila de Abrantes - Teatro Tupinambás - Av. Tiradentes, 960- Vila Abrantes, Camaçari.
- 13/08 das 13h às 17h - Feira de Santana – Seminário Caminhos da Pré-Escola: fortalecendo a equidade e a qualidade na Educação Infantil será realizado no Auditório 1 da Secretaria Municipal de Educação (Rua Barão de Cotegipe, s/n, Centro).
Ambos os encontros reunirão representantes do poder público, especialistas e instituições parceiras para discutir a importância de interações qualificadas, infraestrutura adequada, materiais pedagógicos e formação contínua dos profissionais. Também serão abordados os impactos da educação infantil no desenvolvimento integral das crianças e a implementação das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil.
“Os seminários serão também um espaço de discussão sobre os desafios reais vividos nas escolas de educação infantil dos municípios. Acreditamos que investir no fortalecimento da equipe gestora é um dos caminhos mais eficazes para promover avanços reais na qualidade da educação infantil. Além disso, trata-se de uma oportunidade para refletir sobre os desafios cotidianos da gestão escolar, compartilhar estratégias concretas e discutir os impactos da nova Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que tem como propósito “orientar a oferta da educação infantil no Brasil, com foco na promoção da equidade e qualidade’”, antecipa Priscila Costa, gerente de Políticas e Pesquisa no J-PAL LAC.
“A qualidade da pré-escola pública está diretamente ligada a políticas consistentes e ao atendimento das necessidades específicas de cada comunidade escolar. Por isso, é fundamental o diálogo proporcionado pelo seminário, que vai contar com diferentes atores, conectando evidências acadêmicas, práticas pedagógicas e a realidade das gestoras e gestores locais. Nossa aposta é que, ao fortalecer o suporte técnico adequado para as unidades de educação infantil, avançaremos na construção de um sistema mais equitativo, capaz de garantir a todas as crianças brasileiras um começo de vida com novas oportunidades de desenvolvimento integral”, destaca Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social.
“Apesar da importância fundamental que uma Educação Infantil de qualidade exerce para o desenvolvimento das crianças, promovendo ganhos no presente e para o futuro, essa etapa ainda é pouco valorizada. Investir na educação infantil, priorizar políticas que apoiem uma aprendizagem de qualidade e estabelecer uma base sólida para a trajetória das crianças é urgente para alcançarmos uma sociedade mais próspera para todos. Nessa jornada, ressaltamos a importância de parcerias sólidas entre o governo, o terceiro setor e a academia para promover políticas consistentes e efetivas", aponta Filomena Siqueira, Diretora de Projetos na Fundação Bracell.
O Caminhos da Pré-Escola destaca que o fortalecimento das equipes gestoras e a integração entre governos, academia e sociedade civil são fundamentais para promover políticas consistentes e assegurar que todas as crianças brasileiras tenham um início de vida com mais oportunidades de desenvolvimento.
Por Hedylaine Boscolo