.jpeg)
Foto: Divulgação
Debate com o jornalista e escritor Carlos Marcelo: “O Escutador” é o Livro do Mês na AML
A Academia Mineira de Letras realiza, no dia 21 de agosto, às 19h30, mais uma edição do projeto Livro do Mês. A obra escolhida para este encontro é “O escutador” (Editora Impressões de Minas), do escritor e jornalista Carlos Marcelo. Na ocasião, haverá um bate-papo com o autor, com mediação da escritora e acadêmica da AML, Maria Esther Maciel (cadeira 15). O evento é gratuito e aberto ao público. “O escutador” é um romance envolvente e provocador, que resgata a história fictícia do único livro publicado por um jovem autor brasileiro desaparecido misteriosamente nos anos 1950. Com habilidade narrativa, Carlos Marcelo tece um enredo em que realidade e ficção se entrelaçam, desafiando o leitor a repensar os limites da criação literária. O livro ainda homenageia a própria literatura mineira, com referências a autores que ocuparam cadeiras na Academia Mineira de Letras, como Eduardo Frieiro.
A proposta do autor é clara: discutir o impacto da leitura e da imaginação em tempos de ruído e dispersão. “Em tempos de redes sociais e outras formas de dispersão, reafirmar a capacidade que o livro tem de convidar o leitor a um jogo de imaginação”, afirma Carlos Marcelo. Mais do que um mistério a ser desvendado, “O escutador” propõe uma reflexão sobre o poder da literatura de transformar, questionar e inventar o mundo – mesmo (ou sobretudo) quando se recusa a estabelecer fronteiras entre o que é real e o que é ficção.
O evento acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.
SOBRE O AUTOR
Nascido em João Pessoa (PB) em 1970, Carlos Marcelo é jornalista e escritor. Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou no Correio Braziliense e na Rádio Cultura FM. Vencedor de dois Prêmios Esso, é Diretor de Redação do Estado de Minas desde 2015 e editor do suplemento literário Pensar. Escreveu os livros ‘Nicolas Behr – eu engoli brasília’ (2003), ‘Renato Russo – o filho da revolução’ (Planeta, 2009) e ‘O fole roncou! Uma história do forró’ (Zahar, 2012, com Rosualdo Rodrigues). Estreou na ficção em 2017 com o romance ‘Presos no paraíso’ (Tusquets, lançado na França em 2019 pela Gallimard), seguido por ‘Os planos’ (Letramento), em 2021 e, em 2025, “O escutador”.
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
LIVRO DO MÊS
O Escutador (Impressões de Minas, 2025) de Carlos Marcelo
______________________________
SERVIÇO
Debate sobre O Escutador
Com o autor, Carlos Marcelo
Data: 21/08, quinta, às 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 - Lourdes)
Entrada gratuita
Por Amanda Magalhães