
Foto: Davi Barros
O Vila Ocupa o MAB com espetáculos de teatro e dança no Museu de Arte da Bahia
“O Vila Ocupa o MAB”, que integra as ações do programa de ocupação artística “O Vila Ocupa a Cidade”, mantém o eterno movimento de expansão das atividades do Teatro Vila Velha por diferentes espaços da capital, desde o início de 2024. Com uma programação intensa, e repleta de atividades culturais e formativas, o projeto segue com apresentações nacionais e internacionais de diversas linguagens.
O programa recebe, de 25 a 27 de julho, às 19h30, o Grupo Outras Danças apresenta o espetáculo “Dança Cansada”. A nova criação de Ramon Moura, com o Grupo Outras Danças, mergulha no colapso como estética. Transforma a exaustão em cena. Faz da fadiga um vestígio poético. Corpos que se movem como quem resiste. Ou como quem não tem mais escolha. “Dança Cansada” não é sobre leveza. É sobre o peso que o corpo carrega quando tudo exige movimento. Sobre o gesto que se desfaz no instante em que tenta acontecer. Sobre a coreografia forçada de uma existência empurrada ao limite. Ingressos disponíveis através do Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/108585/d/329171/s/2246989
Continua em cartaz, até o dia 03 de agosto, às 19h, o espetáculo SR. OCULTO. A peça é uma transcriação da novela O Estranho Caso de Dr. Jekyl e Sr. Hyde (do escritor escocês Robert Louis Stevenson), obra popularmente conhecida como O Médico e o Monstro, escrita no século XIX (1886) foi transformada em texto teatral pela dramaturga Mônica Santana para o encenador Marcio Meirelles, a releitura narra a história de um médico que se insurge contra a sociedade, na medida em que assume seu lado monstruoso e deixa que este ganhe cada vez mais presença. Ingressos disponíveis através do Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/107639/d/324438/s/2216136
Antes disso, nos próximos dias 17 e 18 de julho (quinta e sexta-feira), às 19h, o Grupo X de Improvisação em Dança com o espetáculo “Encontra Tempo”. “Encontra Tempo, como disse Camila Nantes, é também criar o tempo. No nosso caso, criar tempo para se fortalecer em grupo, em coletividade, compreender as dinâmicas dilatadas ou apressar o passo para acabar com a saudade. São várias imagens que nos levam a ver, como um sonho sem lógica aparente, a experiência”, destaca Edu O., que assume a direção do Grupo X com Fafá Daltro. 1º piso do Museu de Arte da Bahia. Acessibilidade: audiodescrição, tradução em Libras, elevador (entrada na rampa lateral do museu) e protetor auricular. Entrada gratuita.
Já no mês de agosto quem volta a cartaz é “Do Outro Lado do Mar”, de 09 a 31/08 (sábados e domingos), às 19h. Com direção de Marcio Meirelles e atuação de Andréa Elia e Edu Coutinho, o espetáculo com texto da salvadorenha Jorgelina Cerritos mostra uma funcionária pública, isolada em um balcão de atendimento numa praia deserta, vivendo uma rotina de espera, até que sua monotonia é interrompida por um jovem pescador que, sem nome ou sobrenome, busca um documento que comprove sua existência. A partir desse encontro, a obra tece uma reflexão poética sobre temas como o trabalho, a solidão, a amizade e a identidade. Mais informações no instagram @teatrovilavelha
“Do Outro Lado do Mar” já foi visto por mais de 4 mil espectadores e, em 2022, recebeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de melhor cenografia (para o encenador Marcio Meirelles), por sua temporada no Rio de Janeiro. Entrou na lista dos melhores espetáculos do ano de 2021, segundo o crítico paulistano José Cetra, por sua temporada virtual; já o texto rendeu à autora o prêmio internacional Casa de las Américas de melhor dramaturgia no ano de 2010. Primeira versão em língua portuguesa da obra, “Do outro lado do mar” é uma realização do Teatro Vila Velha, Teatro dos Novos e Toró Teatro.
Vale ressaltar que a programação de O Vila Ocupa o MAB também contou no mês de julho com apresentações do espetáculo “Entre Pontos Riscados” e residência artística, ambos da companhia cearense Balé Baião. Uma parceria entre o Teatro Vila Velha e o Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Para ficar atualizado e bem informado sobre todos os eventos e projetos, acesse o instagram @teatrovilvelha e o site oficial e acompanhe as novidades da programação.