.jpg)
Foto: Divulgação
Oficina gratuita de Engenharia da Produção no Cinema mergulha na engrenagem do audiovisual brasileiro
O que move um filme do papel até a tela? Quais são os bastidores que sustentam uma obra cinematográfica desde o seu nascimento até a chegada ao público? Essas e outras perguntas essenciais guiam a Oficina de Engenharia da Produção no Cinema, que reunirá 10 produtores já selecionados, com projetos em fase de desenvolvimento para uma imersão intensiva no universo da produção audiovisual. A atividade gratuita acontece nos dias 19, 20, 26 e 27 de julho de 2025, no Museu de Arte da Bahia, integrando a programação do Festival Os Filmes Que Eu Não Vi como contrapartida dos editais Paulo Gustavo Bahia.
Idealizada e com curadoria da renomada Sol Moraes, a oficina propõe não uma formação técnica, mas um mergulho nas engrenagens que transformam ideias em obras distribuídas e assistidas. Ao longo de dois finais de semana, os participantes vivenciarão módulos que abordam desde o posicionamento de projetos no mercado até estratégias de circulação, construção de audiência e análise final de portfólio.
“Essa oficina é uma lente de aumento sobre a engrenagem invisível que move o cinema: a produção. Não queremos formar profissionais que compreendam a técnica, mas sim provocar a potência criativa e política da produção audiovisual” – Sol Moraes.
Com encontros presenciais aos sábados (das 9h às 17h) e domingos (das 9h às 16h), a programação é conduzida por nomes de referência no mercado audiovisual:
Sábado – 19 de Julho
- 9h às 10h
Facilitadora: Sol Moraes (on-line – Google Meet)
Tema: O que é Engenharia da Produção
Uma apresentação sobre a rede do audiovisual em todas as suas etapas. - 10h às 12h
MASTERCLASS – Facilitadora: Daiane Rosário (on-line – Google Meet)
Com experiência nos Estúdios Globo, Daiane fala sobre produção com impacto social e relevância cultural, abordando diversidade racial e de gênero no cinema. - 14h às 17h
Facilitadora: Sol Moraes (presencial)
1ª Etapa: Dissecando a Produção nos seus vários eixos
Domingo – 20 de Julho
- 9h às 10h
Facilitadora: Sol Moraes (presencial)
2ª Etapa: Dissecando a Produção nos seus vários eixos - 10h às 12h
MASTERCLASS – Facilitador: Augusto Santiago (presencial)
Especialista em produção executiva e políticas públicas, Augusto apresenta a estruturação de projetos desde a concepção até o planejamento de execução. - 14h às 16h
Facilitadora: Sol Moraes (presencial)
3ª Etapa: Dissecando a Produção nos seus vários eixos
Sábado – 26 de Julho
- 9h às 12h
MASTERCLASS – Facilitadora: Suely Weller (presencial)
Diretamente da Globoplay, Suely compartilha sua experiência em projetos como Os Outros e Ainda Estou Aqui, abordando estratégias de captação, formatos e diálogo com o mercado nacional e internacional. - 14h às 17h
CONSULTORIA POR PROJETO – Suely Weller (presencial)
Atendimento individualizado para cada participante com foco na apresentação de seus projetos.
Domingo – 27 de Julho
- 9h às 12h
MASTERCLASS – Facilitador: Paulo Boccato (presencial)
Com experiência em coproduções internacionais e grandes players como Amazon e Disney, Paulo aborda a formatação de carteiras de projetos, estratégias de circulação e internacionalização.
Domingo
– 20/07 | 14h às 16h
MASTERCLASS – Facilitadora: Sol Moraes – Presencial
· Com vasta experiência na área de curadoria e desenvolvimento de projetos audiovisuais, Sol Moraes conduz uma masterclass dedicada a apresentar caminhos estratégicos para cada projeto. A atividade aborda possibilidades concretas de inserção no circuito de festivais, laboratórios de desenvolvimento (labs), fundos de financiamento e co-produções, oferecendo ferramentas práticas para ampliar o potencial de circulação e realização das obras.
A oficina é uma versão compacta de um curso mais amplo, em desenvolvimento, e representa uma oportunidade única para produtores fortalecerem suas práticas e ampliarem o alcance de seus projetos no mercado audiovisual. A iniciativa integra a programação do Festival Os Filmes Que Eu Não Vi e é uma contrapartida dos editais Paulo Gustavo Bahia, via Secretaria de Cultura/MinC.
Serviço
Oficina: Engenharia da Produção no Cinema
Datas:
* 1º final de semana: 19 e 20 de julho
* 2º final de semana: 26 e 27 de julho
Horários: Sábados (9h às 17h) | Domingos (9h às 16h)
Local: Museu de Arte da Bahia – Corredor da Vitória, 2340 – Salvador/BA
Realização: Festival Os Filmes Que Eu Não Vi
Curadoria: Sol Moraes
Apoio: Secretaria de Cultura da Bahia | Lei Paulo Gustavo | Ministério da Cultura – Governo Federal
Por Doris Pinheiro