
MCA estúdio Mally Requião - Cidade da Imaginação - Brinquedoteca
Público infantil em destaque na CASACOR Bahia 2025 com ambientes e ações exclusivas
Pela primeira vez, a CASACOR Bahia dedica uma parte da mostra exclusivamente ao público infantil, com espaços e ações pensadas para acolher as crianças durante o evento que acontece entre 8 de julho e 7 de setembro, em Salvador. A iniciativa é da diretora da mostra, Magali Santana, que idealizou uma programação especial para as férias de julho, tornando a experiência mais completa para famílias com filhos pequenos.
Dois ambientes foram criados com foco no universo lúdico da infância. Um deles é a Cidade da Imaginação, brinquedoteca oficial da CASACOR Bahia 2025, assinada pela arquiteta Mally Requião em parceria com a escola Gurilândia. Inspirado nos princípios da neuroarquitetura, o espaço propõe uma imersão sensorial que valoriza o brincar como parte essencial do desenvolvimento emocional e cognitivo. Com mobiliário acessível e elementos como ponto de ônibus estilizado e salão de beleza com penteadeira espelhada, a brinquedoteca foi pensada para provocar encantamento, promover autonomia e reforçar vínculos entre pais e filhos.
A Cidade da Imaginação receberá crianças de até cinco anos, com monitoria especializada, aos sábados e domingos, das 15h às 20h. O espaço tem capacidade para até 20 crianças por vez e oferece atividades lúdicas, com permanência gratuita de até 30 minutos por criança, enquanto pais e responsáveis visitam a mostra.
Outro ambiente voltado ao universo infantil é o Ateliê Liukalu, das arquitetas Grazi Costantino e Victoria Sales. O espaço é inspirado nas brincadeiras de infância e no fazer manual, com uma paleta de cores suaves e detalhes poéticos. Homenageando a artista Danda Leal, o ateliê convida à expressão artística em um cenário encantado que evoca memórias afetivas e a sensibilidade criativa desde os primeiros anos de vida. Os brinquedos produzidos artesanalmente podem ser adquiridos na visita.
A programação infantil continua no Palco de Eventos com a ação Casa Guri, também realizada pela Gurilândia. Aos domingos, das 15h30 às 17h30, o espaço recebe atrações culturais voltadas às crianças, como música, teatro e contação de histórias, em experiências criativas que estimulam o encantamento e a convivência familiar.
“A ideia de trazer ações voltadas às crianças surgiu do desejo de tornar a mostra mais acolhedora para toda a família. A infância também inspira a criatividade, a imaginação e o afeto — que são valores presentes em toda a CASACOR”, afirma Magali Santana, diretora da mostra na capital baiana. Com essa proposta inédita, a CASACOR Bahia semeia novas possibilidades de vivência para seus visitantes, criando um espaço onde diferentes gerações podem se encantar juntas.
Crianças de até 10 anos não pagam ingresso na mostra.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 31ª edição na Bahia, na Casa Nossa Senhora das Mercês, um dos edifícios mais antigos de Salvador, no coração da cidade.
Serviço
Data : 8 de julho a 7 de setembro
Local – Casa Nossa Senhora das Mercês – Av. Sete de Setembro, 1105, Salvador, Bahia
Horários de visitação – Terça a domingo, 15h às 22h
Preço – R$ 100 / R$ 50
Por Marilia Salla