
Foto: Rafael Veloso / Divulgação
Projeto Ponto da Moda abre inscrições para curso gratuito de Costura Industrial
Estão abertas até o próximo dia 11 de julho as inscrições para o curso gratuito do projeto Ponto da Moda, que capacita os participantes nas áreas de costura industrial, desenho técnico, empreendedorismo e sustentabilidade. O curso é uma realização da Lavoro Brasil, com patrocínio da Braskem e o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, Condomínio Bahia Têxtil, Arranjo Produtivo Local de Confecções da Bahia (APL Confec-BA), Sindvest e Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).
Podem participar pessoas com mais de 18 anos, que estejam desempregadas, tenham renda familiar de até dois salários-mínimos e que sejam, preferencialmente, moradoras da região da Cidade Baixa, em Salvador. O formulário de inscrição está disponível no link: https://bit.ly/projetopontodamoda2025. Ao todo, são oferecidas 40 vagas distribuídas em turmas nos turnos matutino (7h30 às 11h50) e vespertino (13h30 às 17h50).
Formada pelo projeto em 2023, Ana Cláudia de Oliveira conta que teve a vida mudada pelo Ponto da Moda. “Eu era dona de casa, desempregada e sem expectativas de mudança. Estava até em um momento triste, meio deprimida e o curso promoveu uma reviravolta em minha vida. Hoje trabalho na área de costura, estou há oito meses em uma empresa que fabrica fardamento, e graças ao Ponto da Moda eu tive toda a capacitação necessária para desempenhar minha função”, conta.
Já Ruan Silva Sena, formado em 2024, trabalha atualmente em uma empresa que confecciona bancos de carro e destaca a pluralidade da capacitação oferecida pelo Ponto da Moda. “O curso me proporcionou uma proficiência em diversos tipos de maquinários diferentes. A gente sai pronto para o mercado de trabalho, muito bem capacitado”, atesta Ruan, cujo plano para o futuro é montar sua própria empresa de confecção.
Oportunidades - A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta que o projeto abre portas para o mercado de trabalho e para a geração de renda. “Muitos alunos saem preparados para se candidatar a uma vaga formal, enquanto outros se descobrem empreendedores, criando seus próprios negócios e impactando positivamente suas comunidades”, afirma.
“O Ponto da Moda é uma oportunidade para qualificar a nossa mão de obra ainda escassa. É uma iniciativa importante, inclusive, para a Cidade Baixa, contribuindo significativamente com o nosso setor”, ressalta Hari Hartmann, presidente do Sindicato de Vestuário da Bahia (Sindvest).
Desde 2022, as 10 turmas do Ponto da Moda já formaram 162 alunos, com uma média de 47% de empregabilidade entre os egressos. Além de aulas com instrutores especializados, os participantes têm acesso a um laboratório equipado com máquinas e ferramentas utilizadas na indústria da confecção, que preparam os estudantes tanto para o ingresso no setor produtivo quanto para empreender. “Quem deseja se tornar um profissional da costura encontra no Ponto da Moda uma alternativa de qualificação profissional extremamente acessível, e as empresas do setor de confecções estão tendo acesso a profissionais com uma formação compatível com o contexto setorial”, destaca Waldemar Araujo, sócio-diretor da Lavoro Brasil e coordenador do projeto.
SERVIÇO l Projeto Ponto da Moda
O quê: curso gratuito de Costura Industrial
Inscrições: 7 a 11 de julho de 2025