
Foto: Divulgação
Curso gratuito de design de moda para o público LGBTQIA+ segue com inscrições abertas em Feira de Santana, Bahia
O projeto Ponto da Moda inicia suas atividades em Feira de Santana, na Bahia, com o objetivo de qualificar participantes em design de moda. O curso oferece aulas teóricas e práticas, buscando revelar novos talentos, impulsionar negócios e preparar jovens para o mercado de trabalho.
Esse projeto teve início em 2019, com a inauguração da sua primeira unidade na capital paulista, na região de Pinheiros. Desde então, a iniciativa tem se expandido de forma contínua, alcançando, até o final de 2022, unidades em 8 municípios distribuídos por 5 estados brasileiros.
Essa trajetória de crescimento tem sido possível graças a parcerias estratégicas e ao compromisso com a excelência na formação dos participantes. Ano após ano, temos ampliado nossa presença e fortalecido nosso impacto social.
Os resultados são notáveis: egressos do projeto vêm se destacando no universo da moda e no setor têxtil, com participações em reality shows, editoriais de revistas europeias, desenvolvimento de novos negócios e conquistas como bolsas integrais em renomadas faculdades de moda do Brasil.
Mais do que formar profissionais, o Ponto da Moda tem gerado oportunidades reais para centenas de jovens de famílias de baixa renda. Por meio de uma formação 100% gratuita, voltada à geração de renda e à inserção no mercado de trabalho, temos contribuído para a transformação de vidas e a quebra de paradigmas sociais.
Com 196 horas de carga horária, distribuídas ao longo de quatro meses, o curso livre contará com quatro encontros semanais de três horas cada. As pessoas matriculadas terão acesso a equipamentos como máquinas de costura, mesas de corte e armários, além de materiais essenciais para o aprendizado, como tecidos e aviamentos. Entre os conteúdos abordados estão Design de Moda, Criação, Sustentabilidade, Modelagem, Costura e Acabamento.
As inscrições estarão abertas a partir de amanhã (28/6), Dia do Orgulho, até 01 de agosto pelo link, com
entrevistas marcadas para os dias 06 e 07 de Agosto. A lista de
selecionados será divulgada no dia 08 de Agosto e as aulas terão início
no dia 11 de Agosto. O curso é voltado para pessoas LGBIQIA+ de 16 a 24 anos e as vagas são limitadas.
A iniciativa tem patrocínio da Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, e conta com a parceria da Prefeitura de Feira de Santana, e realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“A Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o Ponto da Moda, que impulsionam o potencial de novos talentos e criam oportunidades concretas para que os jovens ingressem no mercado de trabalho ou desenvolvam novos negócios. É um investimento no presente, para criar novas possibilidades de futuro”, afirma Camila Valverde, Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal.
Segundo Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, ao apoiar projetos como este a empresa reforça seu compromisso com grupos em situação de vulnerabilidade nas comunidades do seu entorno. “Cada vez mais estamos conectando a pauta da diversidade e inclusão com os nossos projetos sociais. Escolhemos essa capacitação exclusiva para pessoas LGBTQIA+ em Feira de Santana para oportunizar novas ferramentas a um público que muitas vezes sofre com a exclusão social e com dificuldades de emprego formal. Com isso podem ter novas fontes de renda, uma nova profissão e ampliarem suas possibilidades no mercado de trabalho”, completa Macedo.
Por Angelina Colicchio