
Foto: Divulgação / Daniel Pita
Grupo Botequim faz homenagem ao Julho da Pretas com samba raiz, celebração e ancestralidade
O Grupo Botequim retorna em julho com mais uma roda de samba imperdível no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, no dia 11 (sexta-feira), a partir das 21h. A cada edição, o grupo transforma o espaço histórico em ponto de encontro sagrado, onde a memória assume a forma de tambor e poesia. O convite é para soltar a voz, dançar muito e celebrar a força ancestral das mulheres negras no samba, em homenagem ao Julho das Pretas e ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, um tributo que ecoa beleza, luta e cultura.
Para esta edição especial, em sintonia com o Julho das Pretas, o grupo preparou um repertório que dá voz às grandes sambistas negras da história, interpretando canções de compositoras e intérpretes que marcam o gênero com talento, resistência e coragem. Com quase duas décadas de trajetória, o Botequim segue firme em seu propósito de manter viva a tradição dos grandes mestres e mestras, reverenciando a ancestralidade e valorizando o encontro como parte essencial da experiência.
Julho promete mais uma noite inesquecível sob o céu do Carmo e, quem já foi, sabe que não é só música: é afeto e vivência. O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).
SERVIÇO
Roda de Samba do Grupo Botequim - Edição Julho
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Data: 11 de julho (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: Sympla
Por Tatiane Freitas