 (21).jpeg)
Romero Mateus - Créditos: Roberto Abreu
Em Salvador, evento reúne especialistas para comentar conexões inéditas entre política de drogas, uso da terra e justiça climática
No dia 10 de julho (quinta-feira), será realizada uma edição especial do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, em Salvador (BA), promovida pela Iniciativa Negra, que se dedica a estabelecer conversas e trocas contínuas com a sociedade civil sobre temas políticos e de bem viver social. Nesse dia, será apresentada a publicação especial a Revista PLATÔ, Intersecção: política de drogas e uso da terra no coração da luta por justiça climática no Brasil, com uma programação cultural e social, no Espaço D’venetta, no bairro soteropolitano do Santo Antônio Além do Carmo.
O encontro começará às 19 horas com entrada gratuita. Haverá uma roda de conversa sobre a publicação com o historiador e cofundador da Iniciativa Negra Dudu Ribeiro, a coordenadora do Movimento Mães de Maio do Nordeste Rute Fiuza, o cofundador e coordenador da Organização Movimentos e pesquisador em Segurança Pública da Redes da Maré Aristênio Gomes, e o representante da Juventude Indígena de Rondônia Ideval Rocha. A mediação do papo será feita por Rebeca Lerer, da Coalizão Internacional pela Reforma das Políticas de Drogas e Justiça Ambiental.
Romero Mateus, cantor, compositor, jornalista e consultor fará uma apresentação musical com repertório que passeia por black music, samba e música de terreiro, em um caldeirão rítmico que une as Américas à África. Com sua voz marcante e grave, ele faz homenagens a grandes nomes da música negra e também interpreta músicas autorais.
Edição especial da Revista PLATÔ
O Intersecção é um projeto socioambiental da Iniciativa Negra com a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) e a Coalizão Internacional pela Reforma da Política de Drogas que se propõe a discutir as conexões entre a atual política de drogas no Brasil, a justiça climática e seus principais desdobramentos com o uso da terra.
No âmbito do Intersecção, a Revista PLATÔ — publicação técnica criada para qualificar o debate público sobre os diversos aspectos da política de drogas no Brasil e no mundo — reúne 17 artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento, pertencentes a grupos e instituições parceiras do projeto, com o objetivo de qualificar o debate e fortalecer o movimento em defesa da interseccionalidade como estratégia para a resolução de problemas coletivos.
Na revista, as complexidades e sobreposições dos temas abordados pelo projeto são exploradas em textos que discutem os seguintes itens: impactos da proibição das cadeias produtivas de drogas à base de plantas; megaprojetos de exploração e uso da terra que afetam comunidades tradicionais e ribeirinhas; saúde e redução de danos no contexto antiproibicionista; a guerra às drogas e suas ameaças aos territórios e à população negra; o controle de fronteiras e suas consequências para as rotas de violência e desmatamento; a guerra química no campo, entre outros pontos sensíveis da discussão.
Nos próximos meses, haverá eventos e encontros em Belém e Rio de Janeiro. É possível acompanhar a agenda de eventos e mais informações do projeto no site e nas redes sociais da Iniciativa Negra.
*** A versão digital da revista está disponível no site da Iniciativa Negra.
Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.
Sobre a Plataforma Brasileira de Política de Drogas
A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) é uma rede nacional composta por mais de 50 instituições conectadas para produzir incidência política e técnica em favor da reforma da política de drogas no País. O elo entre as entidades da rede é a atuação efetiva pela diminuição de desigualdades e garantia dos direitos humanos às pessoas e comunidades prejudicadas pela guerra às drogas.
Sobre a Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental
A Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental é uma rede de mais de 50 ativistas, pesquisadores, defensores, lideranças comunitárias e artistas de dezenas de países que se reúne para abordar o papel das políticas de proibição das drogas na crise socioambiental e climática global.
SERVIÇO
Lançamento da edição especial da Revista PLATÔ - Salvador
Intersecção: Uso da Terra, Política de Drogas e Justiça Climática
Data: 10/07/2025 (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Espaço D’Venetta
Endereço: R. dos Adôbes, 12 - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia
Por Ana Luiza Pêgo