Nova sala de reabilitação da Associação Brasil Parkinson / Foto: Thyago Barriviera
Associação Brasil Parkinson inaugura moderna sala de reabilitação
Amanhã (10/12), a Associação Brasil Parkinson (ABP) completa 40 anos como referência latino-americana em reabilitação e assistência para pessoas com Doença de Parkinson. A instituição se tornou pioneira ao propor um modelo de atendimento gratuito, humanizado e multidisciplinar, que já beneficiou milhares de pessoas, atuando tanto na linha de frente da reabilitação quanto na conscientização e na defesa de direitos.
A ABP oferece fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, educação física, artes, coral e diversas atividades terapêuticas, presenciais e online; mantém uma abordagem multidisciplinar baseada na ciência, estimulando autonomia, participação social e bem-estar integral.
Diante do aumento global de novos diagnósticos e do crescimento do número de pessoas vivendo mais tempo com Parkinson avançado, a ABP investiu numa moderna sala de reabilitação com tecnologia de ponta para mitigar a evolução da doença.
“A nova sala da Associação Brasil Parkinson conta com uma esteira neurofuncional, baseada na tecnologia e na neurociência, com treinos em velocidades bem baixas para os pacientes que estão no estado mais avançado da doença. Graças a esse modelo de equipamento, também é possível mudar os apoios para os braços e fazer um treino lateral para fortalecer a musculatura e ajudar no equilíbrio. Pacientes em estágio inicial da doença vão poder fazer esse treino em segurança, aliado aos jogos projetados na televisão, realizando a caminhada em dupla tarefa; já pessoas com Parkinson mais avançado, contam com o auxílio da neuromodulação que estimula o cérebro, melhorando a conectividade e na redução dos sintomas motores. É uma integração de tecnologia, de ciência e, obviamente, de humanização desses pacientes.”, explica Érica Tardelli, presidente da Associação Brasil Parkinson.
Por Vera Moreira
