Foto: Mateus Pereira/GovBa
Feira das Feiras promove visibilidade e força da agropecuária e da cultura dos municípios baianos
Laranjas de Rio Real, queijos de leite de cabra de Casa Nova, chocolate de Ilhéus, cafés de Piatã, pimentas de Miguel Calmon, mel de Nilo Peçanha, licores de Cachoeira, exposição de produtores com o selo SIM, de Feira de Santana, e divulgação de eventos como a ExpoSAJ, de Santo Antônio de Jesus. Estes são alguns dos atrativos da Feira das Feiras, novidade na Fenagro 2025 que pode ser conferida até o próximo domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador.
O titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo, ressalta que a iniciativa tem como intuito aproximar a produção do campo para a cidade, salientando a diversidade do agro e da cultura de todas as regiões da Bahia. "A Feira das Feiras é uma demonstração de uma Bahia forte e diversa, seja na agricultura, na pecuária, na tecnologia e na cultura, demonstrando a força do trabalho realizado por milhares de famílias no estado e culturas que marcam a identidade dessas localidades" avalia.
No espaço montado ao lado do Pavilhão do Governo, estão presentes estandes de 15 municípios que reúnem, além dos aspectos culturais, a produção agropecuária realizada principalmente por pequenos produtores destas localidades. Uma oportunidade para sentir de perto o clima das cidades, dentro da capital.
Participando pela primeira vez da Fenagro, a cidade de Pedrão, a 123 km de Salvador, montou um espaço que chama a atenção dos visitantes ao mostrar a história, a produção e a cultura do município, famoso pelo grupo Encourados de Pedrão, que representa os vaqueiros que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia. Motivo de orgulho para Gabiane Cardoso, de 44 anos, “nascida e criada” na cidade.
“É uma felicidade muito grande estarmos aqui, estávamos com a expectativa a mil. Aqui mostramos que Pedrão é uma terra encantadora, com muito cerrado, grutas, comidas típicas como a galinha capoeira, samba de roda e um povo muito acolhedor. Tá todo mundo convidado a vir aqui conhecer um pouquinho mais da gente”, convida, com grande empolgação.
Força do agro baiano
Situado no litoral norte baiano, Rio Real veio com a principal estrela, a laranja, já que o município é o maior produtor da fruta no estado. No estande, o público pode apreciar o suco de laranja produzido por alunos da Escola Família Agrícola do Litoral Norte, voltada para filhos de agricultores, além de produtos da agricultura familiar, como geleias, sequilhos, farinha e artesanato.
"A Feira das Feiras é uma iniciativa sensacional de trazer o trabalho do pequeno produtor para a Fenagro, ajudando a divulgar esses produtos que auxiliam na transformação de vida de muitas famílias", pontuou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Real, Gabriel Soares.
Outro estreante na Fenagro, o município de Itarantim, no sudoeste baiano, trouxe para o público uma grande variedade de produtos da região, dentre eles cachaça, queijos e linguiça. “Esta é uma grande oportunidade de trazermos o melhor dos nossos produtores, que fazem tudo com tanto carinho e dedicação, mostrando a nossa cultura e a nossa força. Itarantim hoje é o maior produtor de leite do estado, temos hoje mais de mil propriedades e dez associações. Estamos muito felizes com esse convite e já queremos participar da próxima edição", conta a secretária de Agricultura do município, Kalila Stael.
Já a caprinocultura de Casa Nova está presente, tendo como carro-chefe o queijo de cabra. “Este é um espaço de fundamental importância para mostrar o nosso valor e a nossa bagagem, além da oportunidade de disseminar os nossos conhecimentos aqui na Fenagro”, pontua o secretário de Agricultura de Casa Nova, João Honorato.
Também participam da iniciativa as cidades de Simões Filho, com a tradicional bebida Jurubeba Leão do Norte; Itanagra, com geleias e compotas; e Brumado, com o umbu e os queijos.
Espaço que encanta o público
A diversidade da Feira das Feiras tem atraído vários visitantes para o espaço, que aproveitam para adquirir produtos que só seriam encontrados nos próprios municípios. É o caso da editora de imagem Samanta Pamponet, que voltou pra casa com a sacola cheia de itens como queijo de cabra maturado no vinho, coxinha feita com massa de aipim, iogurte fresco de ameixa, chocolate embrulhado na folha do cacaueiro e molho de chimichurri.
“Além da possibilidade de vermos animais e atrações para todas as idades, a Fenagro ainda tem essa Feira das Feiras, que possibilita esse contato direto com a produção no campo. Aqui tem muita coisa pra degustar e a gente vê que é tudo feito com amor e, por isso, tem um sabor diferente, daquele clima de família, mesmo. Foi a atração que mais gostei aqui”, declara.
