Foto: Gilson BarbosaSDR
Território do Sisal recebe o lançamento do Projeto Dom Hélder Câmara III para impulsionar a agricultura familiar
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) esteve no município de Valente, Território do Sisal, acompanhando o lançamento do Projeto Dom Hélder Câmara III (PDHC III), uma iniciativa do Governo Federal, financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e executada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O PDHC III tem como principal objetivo a superação da pobreza rural e a promoção do desenvolvimento sustentável no Semiárido, incentivando sistemas produtivos agroecológicos e resilientes ao clima, além de promover equidade de gênero, etária e étnica. Com isso, o projeto fortalece a agricultura familiar, garantindo segurança alimentar e autonomia para as famílias do rural baiano.
Até 2030, o Dom Hélder beneficiará cerca de 90 mil famílias agricultoras, entre assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, mulheres e jovens rurais de todo o Nordeste e do norte de Minas Gerais. Na Bahia, em parceria com a SDR, serão atendidas 13.500 famílias nos territórios da Chapada Diamantina, Sisal, Semiárido Nordeste II e Irecê.
Durante o lançamento, Lucas do Amorim, Coordenador Estadual do PDHC III, destacou a articulação entre instituições e o impacto social do projeto no território:
“O projeto chega ao Território do Sisal por meio da parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e as organizações locais, fortalecendo públicos como comunidades tradicionais, mulheres, jovens e assentados da reforma agrária. Estamos no território para realizar o lançamento do projeto junto à SDR e a outros parceiros que serão fundamentais na execução das ações.”
O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações sociais, cooperativas, associações e lideranças rurais, que discutiram estratégias para ampliar o acesso a políticas estruturantes e fortalecer a agricultura familiar no território.
Para Tytta Ferreira, superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) na Bahia, o Dom Hélder Câmara III marca uma nova etapa no combate à pobreza no Nordeste. “Na Bahia, iremos atender 13.500 famílias com mais de R$ 38 milhões em ações de assistência técnica, mobilização social e fortalecimento da dignidade de mulheres e populações em situação de vulnerabilidade. Esse esforço ocorre em parceria com o Governo do Estado e a SDR, ampliando a política territorial, o acesso à assistência técnica e o fortalecimento da agricultura familiar”, destacou.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, o projeto é uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar do território do Sisal. “O PDHC III chega ao Território do Sisal para fortalecer, ampliar e garantir condições para que nossas comunidades rurais sigam produzindo com dignidade. E esse compromisso se soma à reabertura do edital do Viva Horta, que reforça nossa atenção à segurança alimentar e apoia iniciativas que transformam o dia a dia das famílias do campo.”, afirmou o chefe da pasta.
Reabertura do Edital Viva Horta
Durante a solenidade, também foi autorizada a reabertura do edital do Programa Viva Horta para os territórios do Sisal, Sudoeste Baiano e Litoral Norte e Agreste Baiano. A iniciativa, com investimento de R$ 1,2 milhão, visa fortalecer a agricultura familiar e promover a segurança alimentar por meio da implantação de hortas comunitárias.
Fonte: Ascom/SDR
