Foto: Divulgação
Grupo de Percussão da UFBA leva o ritmo e a cultura da Bahia em sua primeira turnê internacional
Pela primeira vez, o Grupo de Percussão da UFBA cruzará o Atlântico para uma turnê pela Alemanha. A comitiva, formada por oito integrantes, desembarca no país no dia 18 de novembro para uma série de concertos e workshops nas cidades de Krefeld e Colônia, entre os dias 20 e 25 de novembro. A turnê é um marco na trajetória do grupo, que leva na bagagem um repertório 100% baiano, com músicas autorais dos seus integrantes e arranjos do coordenador Aquim Sacramento para clássicos das bandas Baiana System e Ilê Aiyê.
A agenda na Alemanha inclui apresentações e atividades formativas. A primeira parada será na Musikschule der Stadt Krefeld (Escola de Música da Cidade de Krefeld), entre 20 e 22 de novembro, onde o grupo realizará workshops sobre a percussão e os ritmos baianos. Em 24 e 25 de novembro, as apresentações seguem para o-ton, um importante espaço cultural na cidade de Colônia.
Segundo o professor artístico e regente, Aquim Sacramento, a turnê representa a consolidação de um trabalho de pesquisa e criação musical. "Mais do que uma simples viagem, esta é uma missão de representatividade cultural. Vamos mostrar à Europa que a música baiana é um campo fértil de inovação e tradição, com uma linguagem rítmica complexa e contemporânea. Levar arranjos da Baiana System e a força dos tambores do Ilê Aiyê para salas de concerto europeias é afirmar a potência da nossa cultura como produto de excelência artística", destaca Sacramento.
O Grupo de Percussão da UFBA é um coletivo artístico pedagógico vinculado à Universidade Federal da Bahia e o mais antigo do país em atividade. Há 60 anos, vem se dedicando à pesquisa, criação e performance em música percussiva. Sob a batuta e a coordenação de Jorge Sacramento, o grupo vem desenvolvendo uma linguagem única, mesclando a tradição dos ritmos afro baianos com a música de concerto contemporânea, tornando-se uma das principais vitrines da nova música instrumental produzida no estado.
Por Luciana Marques
