Foto: Tatiana Azeviche
Setur-BA reforça parceria com a Marinha em evento sobre inovação na Base Naval de Aratu
A Marinha do Brasil realiza, até esta sexta-feira (14), na Base Naval de Aratu, em Salvador, a primeira edição da Aramuss (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation), iniciativa inédita sobre inovação tecnológica aplicada ao ambiente marinho em operações autônomas, durante quatro dias de programação. Com foco em Inteligência Artificial (IA) e robótica, o evento visa estimular pesquisas e promover a integração entre profissionais, estudantes e entusiastas de veículos não tripulados. Ele é promovido pelo 2º Distrito Naval e reúne participantes de setes estados brasileiros e do Chile, Equador, Portugal e Estados Unidos, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que oferece receptivo cultural e divulga as 13 zonas turísticas baianas.
“Realizar este evento, em Salvador, é unir inovação e história. A Bahia tem vocação marítima e, agora, se torna referência em tecnologia de defesa. A relação histórica entre a Marinha e a Bahia remonta à própria formação do Brasil”, ressaltou o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Garriga Pires.
“O Governo do Estado é parceiro da Marinha em diversos setores. No turismo, temos ações conjuntas nas áreas de preservação ambiental e incremento da economia do mar, com incentivos às atividades náuticas. E não poderíamos deixar de apoiar esse evento marítimo internacional, que traz tecnologia de ponta e movimenta o turismo baiano”, destacou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
A programação na Base Naval de Aratu inclui exposição de projetos, demonstrações de veículos não tripulados (marítimos e aéreos), usados na detecção de artefatos explosivos, workshop e simulações embarcadas. Entre os destaques, está o drone Speedbird e o submarino autônomo do Senai/Cimatec.
“Como uma pessoa que gosta muito dessa área, que envolve geopolítica e logística portuária e tecnológica, quando soube da Aramuss, decidi vir ao evento para me atualizar. Estou achando tudo interessante e inovador”, relatou a estudante de Relações Internacionais, Jennifer Aryane Dantas.
Fonte: Setur-BA
