Comunidade da Fumaça / Foto: Divulgação
Em Pindobaçu, quilombo de Fumaça celebra o Mês da Consciência Negra com o 1º Festival e Feira Preta e conquista o título de Ponto de Cultura
Pindobaçu vive um momento histórico. A Associação Quilombola de Fumaça acaba de conquistar o título de primeiro Ponto de Cultura do município, reconhecido pela Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). A certificação é resultado de uma trajetória de resistência, valorização das tradições e fortalecimento da identidade quilombola, e chega em um mês que celebra a memória e o protagonismo negro em todo o país.
Para marcar a conquista, a comunidade realiza o 1º Festival e Feira Preta de Fumaça, nos dias 15 e 16 de novembro, com o tema “Construindo Nossas Histórias”. O evento gratuito reúne apresentações artísticas, rodas de conversa, feiras de produtos locais e manifestações culturais que exaltam a ancestralidade e a força criativa do povo negro.
“Esse reconhecimento fortalece a nossa autoestima e faz com que a gente se orgulhe ainda mais da nossa história. É um momento em que a comunidade se vê refletida e mostra pra fora toda a riqueza que tem, seja cultural, artística e empreendedora”, afirma Raimunda Borges, presidente da Associação Quilombola de Fumaça.
Para Roberto Saturnino, produtor do evento, o festival simboliza “a valorização da cultura quilombola, a difusão das expressões artísticas locais e o fortalecimento do empreendedorismo negro que movimenta e transforma a realidade da nossa gente”.
O título de Ponto de Cultura, conquistado em maio de 2024, consolida a Associação Quilombola de Fumaça como um polo de criação, formação e articulação comunitária, abrindo portas para novas ações culturais e educativas.
“Nossa luta e resistência estão sendo reconhecidas. Esse título significa mais oportunidades para todos e a chance de trazer novos projetos e ações culturais que mantenham viva a nossa história”, completa Raimunda.
Mais do que uma celebração, o Festival e Feira Preta de Fumaça é um ato de afirmação e continuidade da luta do povo quilombola. Um espaço onde tradição e futuro se encontram, reafirmando que a Consciência Negra é vivida todos os dias.
O primeiro Festival e Feira Preta de Fumaça foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal. A iniciativa é também contemplada pela Política Nacional Cultura Viva.
SERVIÇO:
Festival e Feira Preta de Fumaça
15 e 16 de novembro de 2025
Comunidade Quilombola de Fumaça – Pindobaçu (BA)
Por Giovane Alcântara
