
Foto: Divulgação
Intoxicação por Metanol: Bahia já registrou cerca de 27 processos por bebidas e alimentos adulterados, entre 2023 e 2025
O Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) acaba de notificar 43 casos de intoxicação por ‘Metanol’, em bebidas adulteradas. Diante das ocorrências e suspeitas registradas em São Paulo, Pernambuco e Bahia, novos alertas foram emitidos pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Durante as investigações, conduzidas pela Polícia Civil e a Vigilância Sanitária, novos dados surgiram para entender o contexto da calamidade. Entre os anos de 2023 e 2025, o Brasil registrou 993 processos relacionados a falsificação, adulteração ou alteração de bebidas e produtos alimentícios, segundo a plataforma Escavador. O sistema mostra que 338 ações foram movidas em 2023. No ano seguinte, esse número subiu para 346 e, em 2025, totalizou 309 ocorrências.
Referência nacional em dados jurídicos, o Escavador aferiu que deste montante, 435 processos estão concentrados somente em São Paulo. Outros estados, como Minas Gerais (174 processos), Paraná (72), Rio Grande do Sul (31) e Bahia (27) também foram notificados quanto à adulteração de bebidas e alimentos. Apesar do alto número de ações, é a presença do Metanol que segue preocupando as autoridades.
Uma vez confirmada a adulteração, o caso pode gerar consequências criminais por falsificação de bebidas, homicídio culposo e até crimes contra a saúde pública.
Por Pedro Gabriel