 (6).png)
Foto: Divulgação
UNICEF lança novo mascote no Brasil, criado pela Africa Creative
Dando início ao mês da criança, o UNICEF lança um novo personagem ao público: o Unicefito. Criado pela Africa Creative, uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, o novo mascote é o protagonista da campanha “Amigo Invisível” – desenvolvida para mostrar o trabalho silencioso, porém fundamental, que o UNICEF realiza no Brasil, impactando a vida de mais de milhões de meninas e meninos.
Seguindo a cor azul cyan, marca registrada do UNICEF, o personagem surge como um amigo invisível, que acompanha uma menina em momentos importantes do seu dia a dia – da sala de aula ao posto de saúde, do diálogo com o conselho tutelar à convivência com outras crianças. O enredo busca mostrar que o Unicefito é a materialização simbólica da presença do UNICEF no Brasil. Por meio de seus funcionários e parceiros, a organização trabalha diariamente junto a agentes públicos de 2.266 municípios e 9 capitais, onde vivem mais 24 milhões de crianças e adolescentes, para que cada menina e menino tenha seus direitos assegurados.
A campanha reforça o conceito “Onde quase ninguém vê, o UNICEF está há 75 anos”, destacando a atuação da organização em territórios vulneráveis e o impacto real de suas ações em comunidades quase invisíveis.
“O UNICEF está no Brasil desde 1950, trabalhando nos bastidores, lá na ponta, junto com os agentes públicos, para garantir que cada criança e adolescente possa ir para a escola e aprender, crescer de forma saudável, ser protegido contra as violências, viver em um planeta sustentável, com água, saneamento e higiene, e ter acesso a boas políticas públicas”, explica Joaquin Gonzalez-Aleman, Representante do UNICEF no Brasil.
“O Unicefito é uma forma sensível e criativa de mostrar que o UNICEF está presente de maneira contínua e transformadora na vida das crianças. Mesmo que muitas vezes não seja visto, seu impacto é real e constante”, afirma Sergio Gordilho, CCO da Africa Creative.
O mascote já havia aparecido em julho de 2025, como um teaser em Brasília, aguçando a curiosidade do público, durante a celebração dos 75 anos da organização no Palácio do Itamaraty.
UNICEF, 75 anos de história no Brasil
Quando o UNICEF iniciou suas atividades no País, em 1950, a infância brasileira era marcada por altos índices de mortalidade infantil e baixa cobertura vacinal, o acesso à escola ainda não era para todos e havia muitos desafios.
O UNICEF contribui para mudar essa realidade, trabalhando ativamente para a melhoria das políticas públicas de educação, saúde e assistência social. Prova disso é que, em 1950, a cada 100 crianças que nasciam no Brasil, 16 morriam antes de completar um ano de vida. Hoje, é apenas uma.?Em 1950, a taxa de alfabetização da população adulta era de apenas 49,5%. Em 2022, esse índice chegou a 93%. São todos resultados de mudanças estruturais no País, em cada Estado e cidade, que vem acontecendo com o apoio do UNICEF e de outras organizações.
Os desafios, no entanto, não estão terminados. As infâncias e adolescências mudaram, o mundo mudou, há novas oportunidades, direitos que ainda não foram consolidados e novos desafios que emergiram e demandam atenção urgente.
Por isso, o UNICEF segue firme em seu propósito de trabalhar, diariamente, pelos direitos de cada menina e menino no Brasil, em especial aqueles em situação de maior vulnerabilidade. E agora conta com o Unicefito para também ajudar nessa grande missão.
Ficha técnica
AGÊNCIA: AFRICA CREATIVE
CLIENTE: UNICEF
PRODUTO: Institucional
CAMPANHA: 75 anos de Unicef no Brasil
TÍTULO: Amigo Invisível
PEÇA: Filme
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Angerson Vieria
Criação: Caio Verçosa, Mateus Souza, Cristine Costa
CEO: Márcio Santoro
Diretor de Relações Institucionais: Raphael Vandystadt
Diretora de Atendimento: Flávia Mesquita
Atendimento: Yuri Paternostro e Isabelle Lodetti
Planejamento: Lucas Zem, Juliana Castro
Diretora de Conteúdo: Cristiana Uehara
Mídia: Haroldo Paro, Ademir Camargo
Head de Produção Rodrigo Ferrari
Produção RTV: Rodrigo Ferrari, Ana Mello, Jair Perez
Diretor do Filme: Ferrari e Passaro
Diretor Animação: Paulo Eduardo Cezareto Passaro
Diretor Tecnico: Gustavo Minicucci
Coordenador de Pos: Fernando Vellosa
Ass de Coord Pós: Hugo Ferriolli
Assistente de Direção: Ana Fuschini
Atendimento: Isabela Hana e Betania Menardi
Finalizador 1: Douglas Terciano
Finalizador 2: Pablo Polo
Montagem: Akira
Assistente Montagem: José Bozicanin
Colorista: Psycho
Lead Compositor: Edu Nascimento
Compositores: Eduardo Rios Andrade, Rogerio Merlino
Conform: Guilherme Villa
Motion: Caio Vinicius, Raphael Enes
Head IA: André Ferezini
IA: Leandro Lemos, Duda Araújo, Mauro Almeida, Paulo Cipriano
Desenho Shooting: Luiz Gonzaga
Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design
Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago
Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin
Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo
SOBRE O UNICEF
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil.
O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias
Por João Vitor Zotini