
Esther Dweck destaca que a visão do ministério é defender a estabilidade do servidor: "Os servidores têm que ser profissionalizados, estáveis, porque isso é uma proteção do Estado brasileiro" - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Esther Dweck destaca avanços do governo na transformação do Estado e aborda a reforma administrativa
Entrevistada desta quarta-feira, 1º de
outubro, no programa “Bom Dia, Ministra”, a titular da pasta da Gestão e
da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou como a
Transformação Digital do Estado pode tornar o serviço público mais
eficiente e próximo da população. O tema é conduzido pelo ministério
comandado por ela desde janeiro de 2023.
“O Ministério da Gestão e
da Inovação foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a
gente transformar o Estado brasileiro"
Esther Dweck
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
A transformação está organizada em
três grandes eixos, sendo eles a gestão de pessoas, com foco na
valorização e profissionalização dos servidores; a transformação
digital, para posicionar o Estado como líder nesse quesito e facilitar o
acesso a serviços públicos e, por fim, as organizações, para
racionalizar o uso dos recursos públicos, promover a eficiência e
fortalecer a governança.
“O Ministério da Gestão e da Inovação
foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a gente
transformar o Estado brasileiro. Essa foi a ideia dele, de focar em ter
um ministério voltado para gestão. Temos feito muitas medidas na área de
gestão de pessoas, na área digital, o Concurso Público Nacional
Unificado, na integração de dados na área digital, na área de
organizações. Muita coisa que a gente já fez, como centralizar serviços,
etc. Então, o ministério tem uma agenda nossa e com muitas medidas
legislativas também”, listou a ministra Esther.
REFORMA ADMINISTRATIVA
— Ela também detalhou o olhar do Executivo sobre algumas das mudanças
previstas com a reforma administrativa que é discutida no Congresso
Nacional. A ministra frisou que o Governo do Brasil apoia as discussões
envolvendo a redução dos chamados supersalários. “A gente sempre diz que
é algo que precisa ser pactuado entre os Três Poderes. Isso precisa de
uma pactuação com todo mundo para que a gente avance nessa agenda”,
pontuou.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL — A
ministra acrescentou que o governo tem feito o dimensionamento da força
de trabalho na Administração Pública Federal para identificar quantos
servidores são precisos e em que áreas e investido esforços na
transformação digital do Estado. “Olhando para o futuro, porque a gente
também tem trabalhado em uma grande transformação digital que aumente a
produtividade. Há exemplos da utilização de inteligência artificial como
algo que aumenta muito a produtividade, mas a gente sabe que vai
continuar precisando de pessoas, seres humanos ali sentados trabalhando e
servindo a população”, ressalta.
DIVERSIDADE DE SERVIÇOS
— Esther comentou também sobre o aumento na oferta de serviços por meio
do GOV.BR, destacando a necessidade de inclusão digital da população.
“É feito também o aumento da diversidade para poder contribuir com mais
políticas públicas e um trabalho muito grande na integração dessa
atividade com a transformação digital. A gente tem trabalhado em duas
frentes importantes: uma é melhorar os serviços digitais, a gente já tem
hoje no âmbito federal quase 5 mil serviços digitalizados que facilitam
muito a vida da população, que não precisa se deslocar e sair de casa
para acessar serviços, o que facilita muito, mas também de inclusão
digital, porque a gente não quer que o Estado se torne digital e exclua
as pessoas que não têm letramento digital”, explicou.
BALCÃO GOV.BR — Outro
ponto abordado pela ministra Esther Dweck foi o Balcão Gov.BR, programa
de atendimento presencial, em parceria com redes de atendimento ao
cidadão credenciadas, que oferece apoio aos cidadãos usuários da Conta
GOV.BR, utilizando uma abordagem humanizada nos atendimentos enquanto,
simultaneamente, promove a inclusão digital e simplificação do acesso do
cidadão aos serviços públicos digitais.
“O login único do Gov.BR, que já dá
acesso a mais de 4.500 serviços federais e também a serviços estaduais e
municipais, permite que a pessoa, com um único login, acesse diversos
serviços, o que facilita muito a vida dos cidadãos. É uma única senha,
uma única chave de acesso que é o próprio CPF”, detalhou. “Temos feito
ainda um processo mais ativo, que é o seguinte: dizer para as pessoas
sobre o direito a tal serviço, por exemplo, na inscrição do Enem,
lembrando o dia das provas. Estamos procurando as pessoas para oferecer
os serviços públicos e também facilitar a vida delas. Há também uma
terceira área, referente às organizações, envolvendo a centralização de
serviços que facilitam a vida da população”, finalizou a titular da
Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
QUEM PARTICIPOU – O “Bom Dia, Ministra” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta-feira jornalistas da Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Portal O Dia (Rio de Janeiro/RJ), Rádio Jornal (Recife/PE), Rádio Bandeirantes (Campinas/SP), Portal Correio Braziliense (Brasília/DF), Rádio CBN (Belém/PA), Portal Hoje em Dia (Belo Horizonte/MG) e Rádio Sociedade (Salvador/BA).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República