 (1).jpeg)
Representantes de grandes empresas visitaram as Competições Senac. Crédito: Trend Criativo
Competições Senac mobilizam empresariado
As Competições Senac, realizadas de 18 a 20 de setembro no Riocentro (RJ), receberam um público de cerca de 10 mil pessoas no Pavilhão 4, entre elas empresários e empresárias interessados em conhecer de perto os alunos da Instituição com performances de alto desempenho, que logo estarão no mercado de trabalho.
“As Competições Senac são um legado do Sistema Comércio à sociedade. A cada edição, renovamos o compromisso de dar visibilidade ao esforço dos nossos alunos, à dedicação dos docentes e à confiança das empresas que acreditam na educação como instrumento de desenvolvimento”, afirmou durante o evento o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
“Esta é uma oportunidade ímpar de estreitarmos o contato com os empresários do Comércio, apresentando a eles ao vivo e em cores a concretização de nosso propósito institucional: transformar vidas por meio da educação profissional e impulsionar os negócios do Comércio”, enfatizou o diretor-geral do Senac DN, Marcus Fernandes, que recebeu vários representantes de empresas durante as Competições.
O representante do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) viu nas Competições Senac uma oportunidade para conhecer de perto a dinâmica do evento, de olho em possibilidades de parceria com o Senac em torneios futuros.
Esse segmento mais recente vem ganhando força nos torneios nacionais e internacionais dos quais o Senac participa, principalmente depois do excelente resultado na WorldSkills 2024 : a competidora Maria Olivia Fronza voltou de Lyon, França, com medalha de excelência, tendo disputado com alunos de mais de 60 países.
“Avaliamos as Competições Senac como uma oportunidade para dar visibilidade aos profissionais capacitados para o mercado de trabalho, uma vez que eles são treinados e formados por especialistas”, disse Ana Paula Sá Leitão van der Geest, representante do Ibraflor. Na solenidade de premiação no dia 21, a empresa entregou aos vencedores lindos arranjos de flores.
A executiva da UOL, Simone Fernandes, visitou as Competições no primeiro dia e também se encantou com as performances dos alunos e com a infraestrutura de comunicação montada para divulgar as Competições, ampliando a visibilidade do evento.
Para promover uma cobertura em tempo real, com transmissão ao vivo no site das Competições, o Senac estruturou um estúdio de TV em pleno Pavilhão 4, dispondo de 32 câmeras e uma equipe robusta de repórteres para revelar todos os detalhes ao público durante os três dias de provas.
“Estar aqui e vivenciar de perto a atmosfera desse ambiente evidenciou que se trata de muito mais que uma competição: é uma verdadeira construção socioeducativa”, enfatizou Simone. Na sua visão, “a iniciativa valoriza a prática da formação, estimula a vivência profissional e aproxima jovens alunos do mercado de trabalho”.
A representante da L'Oréal, Luana da Silva Dantas, participou do segundo dia de provas no Riocentro e saiu impactada: “Participar desse evento foi uma experiência inspiradora e enriquecedora. Pude acompanhar de perto a dedicação e o talento dos alunos do Senac em diversas áreas”, enfatizou.
Para Luana Dantas, as Competições vão muito além de mostrar excelência técnica: “As provas mostraram também a importância da disciplina, do foco e da preparação para alcançar resultados de destaque. Fiquei especialmente impressionada com a seriedade e o profissionalismo dos jovens competidores”, concluiu Luana.
O embaixador da marca Kohll Beauty, Thiago La Corte, também ficou atento às provas da ocupação Estética e Bem-estar, que envolve cursos no segmento de Beleza. Ele aproveitou o espaço para fazer demonstrações de maquiagem de alta resistência ao público e ficou satisfeito diante dos desafios enfrentados pelos alunos, vendo esse como o melhor caminho para o desenvolvimento profissional.
“Atuo na área da Beleza há mais de 15 anos, sempre busquei a qualidade e a alta performance nas minhas produções. É o que passo em meus treinamentos para meus colegas”, disse Thiago.
Na sua avaliação, esse é um mercado que demanda cada vez mais inovação na busca por mais qualidade, sofisticação e melhor acabamento. Por isso, a empresa aposta no crescimento do setor e de sua marca: “O cenário cosmético vem se atualizando a cada dia e a Kohll Beauty visivelmente acompanha esse crescimento com novidades em produtos e tecnologia”, concluiu.
Por meio das Competições, o Senac transforma vidas, mas também busca facilitar conexões e oportunidades, promovendo sinergias que geram valor mútuo e asseguram que cada parceiro seja protagonista no desenvolvimento de talentos e no futuro do mercado de trabalho.
Por Andreia Constâncio