 (9).png)
Mediadora Simone Figueiredo e escritor Givaldo Peixoto_Crédito/Divulgação
Bienal de Pernambuco: autores baianos embarcam para encontro literário em Recife
Com o tema Ler é sentir cada palavra, a XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco comemora os 30 anos de trajetória. O evento, que acontece entre os dias 3 e 12 de outubro, será palco de sessões de autógrafos, debates, conversas sobre o mercado literário e diálogos que abraçam a literatura nordestina. Alinhada com o pensamento de inclusão cultural, a agência literária Studio Palma viabiliza destaque e visibilidade nacional para escritores.
O centenário Givaldo Peixoto, escritor nascido em Exu (PE), será um dos grandes destaques da programação do Studio Palma na Bienal de Pernambuco. No próximo dia 5, às 13h, ele participa do Palco Diálogos com a palestra “Uma História Viva aos 100 Anos”. O evento ressalta seu legado literário e pessoal no cenário educacional e econômico e será marcado pelo lançamento da obra Do Processo Inflaciorio como Subsídio Estatal à Concentração da Renda Privada, com mediação de Simone Figueiredo, sócia do Studio Palma.
Integrante da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana, a poeta Gilmara Belmon também marcará presença no evento. Além dela, o escritor e também agenciado do Studio Palma, Luis Bacelar Vidal fará parte de rodas de conversa e sessões de autógrafo.
O Studio Palma marca presença na Bienal de Pernambuco por meio de uma parceria em um espaço compartilhado, que contará com programação exclusiva. No local, haverá uma rodada de negócios para apresentação dos serviços do Studio Palma, como agenciamento literário, consultoria editorial e curadoria literária além da publicação de livros. “Em 2025, concluímos nossa participação nas bienais com a edição de Pernambuco, após termos marcado presença na Bienal do Rio. Para 2026, já estamos nos preparando para estar na Bienal da Bahia e de São Paulo. Nossa curadoria da programação tem sido fundamental para articular e fortalecer a presença de nossos escritores nos principais eventos do mercado editorial brasileiro”, afirma a co-fundadora do Studio Palma Ester Figueiredo.
Por Bianca Rosário