
Foto: Divulgação
Oficinas de cultura, música e arte ancestral da 5ª Festa Literária Arte e Identidade estão com inscrições abertas
Seis oficinas da 5ª Festa Literária Arte e Identidade estão com inscrições abertas até a próxima terça-feira (30). De 2 a 4 de outubro, o Pelourinho será palco de vivências que misturam criatividade, ancestralidade e diferentes formas de expressão artística. A programação reúne ilustração, pintura corporal indígena, rima e poesia, construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, grafismos indígenas e reflexões sobre povos originários. As vagas são limitadas e as pessoas interessadas em participar podem se inscrever pelo link disponível na bio do Instagram.
Com o tema “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”, a Festa Literária Arte e Identidade transforma cada oficina em um verdadeiro convite para aprender, experimentar e se reconectar com saberes ancestrais, expressões artísticas e novas formas de ver o mundo. São experiências que unem gerações, fortalecem identidades e celebram a diversidade cultural brasileira, permitindo que participantes mergulhem na riqueza da tradição e da inovação de forma simultânea.
Oficina de Ilustração e Desenho – com Chao Gizan
No dia 2 de outubro, quinta-feira, às 9h, o artista visual e escritor Chao Gizan abre o ciclo de oficinas com a Oficina de Ilustração e Desenho, no Espaço Empoderamento. Soteropolitano e suburbano, Chao é coautor do quadrinho Oxóssi e já deu vida a heróis em antologias como Heróis Tupiniquins. Na atividade, ele vai compartilhar os bastidores criativos da criação de personagens inspirados nos Orixás. Em seguida, cada participante poderá colorir representações heroicas de outras divindades, reinventando-as com traços e cores próprias. Será uma oportunidade única para aprender, criar e se inspirar com o talento de quem transforma ancestralidade em arte.
Oficina de Pintura Corporal Indígena – com Cacique Paruanã Kariri-Xocó
No mesmo espaço, às 14h, o Cacique Paruanã Kariri-Xocó conduz a Oficina de Pintura Corporal Indígena. Guardião de saberes sagrados, Paruanã compartilha a força espiritual e cultural de sua comunidade por meio da pintura, que vai muito além da estética; é linguagem, proteção e afirmação de identidade. Os participantes terão contato com tintas naturais, como urucum, jenipapo, carvão e argila branca, cada uma carregada de significados. Será um mergulho em símbolos que falam de resistência, paz, luta e conexão com a natureza, num momento de partilha profunda com a ancestralidade do povo Kariri-Xocó.
Oficina de Rima e Poesia – com NegaFyah
Na manhã de sexta-feira (3), às 9h, a potência da palavra toma conta do Espaço Empoderamento com a Oficina de Rima e Poesia de NegaFyah, poeta, MC, atriz e produtora. Artista multifacetada do Slam das Minas, ela traz a força da poesia falada como instrumento de transformação. Na oficina, os participantes vão explorar ritmo, rima, escrita autoral e performance, unindo palavra, corpo e território. Mais que técnica, é um convite ao autoconhecimento e à afirmação identitária, celebrando a diversidade expressiva.
Oficina de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis e Sementes – com Ana Fátima
Às 13h30, será a vez da educadora, escritora e doutora em Letras Ana Fátima encantar crianças e famílias com a Oficina de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis e Sementes. Finalista do Prêmio Jabuti 2022 e referência na valorização de autorias negras, Ana Fátima irá aplicar uma atividade lúdica de construção coletiva de instrumentos a partir da natureza e da reciclagem. Além de aprender sobre sustentabilidade, as crianças poderão descobrir como sons e ritmos podem nascer da reinvenção, da coletividade e da ancestralidade africana. Música, brincadeira e consciência ambiental se encontram nessa experiência enriquecedora.
Oficina de Grafismo Indígena – com Thiago Tupinambá
Na sequência, às 15h20 do dia 3 de outubro, no espaço Empoderamento, e novamente no dia 4, às 11h, no espaço Juventudes, o artista e educador Thiago Tupinambá ministra a Oficina de Grafismo Indígena. Mais do que desenhos, o grafismo remete à memória, identidade e espiritualidade, pois nos traços, estão guardadas histórias, ensinamentos e formas de proteção. Thiago, que estuda Desenho e Plásticas na UFBA e atua como agente cultural de valorização das tradições do seu povo, vai ensinar técnicas de grafismo, preparação de pigmentos naturais e compartilhar os significados de símbolos ancestrais. É uma oportunidade de reconexão com a força artística e simbólica dos povos originários.
Oficina Povos Indígenas: Quebrando Estereótipos – com Nawê Pataxó e Larissa Pataxó
A última oficina do evento acontece no sábado (4), às 14h30, quando os jovens líderes Nawê Pataxó e Larissa Pataxó conduzem a oficina Povos Indígenas: Quebrando Estereótipos. A atividade propõe uma experiência interativa com jogos, quiz, desenhos e rodas de conversa que estimulam o público a refletir sobre os preconceitos e visões estereotipadas construídas ao longo da história. Mais do que desconstruir imagens equivocadas, Nawê e Larissa abrem espaço para reconhecer a diversidade, a vitalidade e a contemporaneidade dos povos indígenas. É um convite ao diálogo, à empatia e ao respeito à pluralidade cultural.
A Festa Literária Arte e Identidade Ano V é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Também foi contemplada pelo edital Gregórios - Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.
CRONOGRAMA DE OFICINAS
2 DE OUTUBRO
9h – Oficina de Ilustração e Desenho
Facilitador: Chao Gizan
Espaço Empoderamento – Casa Vale do Dendê (Sala Vatapá)
14h – Oficina de Pintura Indígena Corporal
Facilitador: Cacique Paruanã Kariri-Xocó
Espaço Empoderamento – Casa Vale do Dendê (Sala Vatapá)
3 DE OUTUBRO
9h – Oficina de Rima e Poesia
Facilitadora: NegaFyah
Espaço Empoderamento – Casa Vale do Dendê (Sala Vatapá)
13h30 – Oficina de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis e Sementes
Facilitadora: Ana Fátima
Espaço Empoderamento – Casa Vale do Dendê (Sala Vatapá)
15h20 – Oficina de Grafismos Indígena
Facilitador: Thiago Tupinambá
Espaço Empoderamento – Casa Vale do Dendê (Sala Vatapá)
4 DE OUTUBRO
11h – Oficina de Grafismos Indígenas
Facilitador: Thiago Tupinambá
Espaço Juventudes – Largo Quincas Berro D’Água
14h30 – Oficina Povos Indígenas: Quebrando Estereótipos
Facilitadores: Nawê Pataxó e Larissa Conceição Pataxó
Espaço Empoderamento – Casa Vale do Dendê (Sala Vatapá)
SERVIÇO
Festa Literária Arte e Identidade - 5ª edição
Data: 2 a 4 de outubro (quinta-feira a sábado)
Local: Espaços culturais do Pelourinho - Centro
Entrada Gratuita
Por Nicole Smith -