
Alegria com o troféu (Luiz Doro / tenisbrasil)
Luisa Stefani faz história e é campeã do SP Open
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
Luisa Stefani, número 1 do Brasil e 23ª do mundo, segue fazendo história para o tênis feminino brasileiro. Na noite deste sábado (13), a jogadora foi campeã do SP Open, torneio WTA 250 realizado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista. A paulista e a húngara Timea Babos superaram a dupla brasileira de Ingrid Martins e Laura Pigossi por 2 sets a 1, com parciais de 4/6 6/3 10/4, na quadra central.
Esta foi a primeira conquista de uma brasileira em um WTA nível 250 em um torneio em casa desde São Paulo em 1986. A conquista é a 12ª na carreira de Luisa em 20 finais de duplas do feminino. Ela tem também a histórica medalha de Bronze Olímpica com Laura Pigossi em Tóquio, no Japão, em 2021, e o título histórico de dupla mista do Australian Open com Rafael Matos em 2023, primeira dupla totalmente brasileira a ganhar um Grand Slam. Além disso, foi vice-campeã de mistas este ano em Wimbledon, ao lado do britânico Joe Salisbury.
Em discurso na premiação, Luisa se emocionou: "Estou sentindo muito coisa. Vão sair mais lágrimas, mas faz parte. (Laura e Ingrid) São duas das melhores amigas que o tênis me deu. O esporte traz as melhores amizades que a vida pode ter. Muito duro estar do lado contrário da quadra, depois de tudo que nós passamos juntas. A melhor semana da minha vida foi ao lado da Laura, foi uma das coisas que mais movimentaram o tênis na época. Depois disso muita coisa aconteceu, muitos resultados positivos, em simples e duplas vieram. As outras meninas e nós estamos fazendo algo grandioso e nada disso sem nós, organização, patrocinadores, investidores, nossas famílias, amigos. Essa semana é muito mais que um título, é muito grande, um passo gigantesco no caminho do futuro do tênis brasileiro, foi um momento muito especial, estou super feliz de fazer parte dessa história. Agradecer ao meu time, à Timea" disse, em lágrimas, Luisa, patrocinada pelo Banco BRB, BRB Seguros, Parmalat Whey Fit e Slyce e que conta com os apoios da Liga Tênis 10, Bolsa Atleta, Head e JFL Living.
Nesta temporada, Luisa soma três títulos, todos com Babos, os demais nos WTAs 500 de Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França. A dupla é a oitava colocada da temporada e inicia a gira asiática na busca por vaga no WTA Finals, torneio com as oito melhores parcerias do ano em novembro, na Arabia Saudita.
Os próximos torneios da dupla serão em Pequim, na China, a partir do dia 24, e depois em Wuhan, também na China, a partir de 6 de outubro, dois torneios da categoria WTA 1000.
Fonte: ZDL Sports