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OSBA abre inscrições gratuitas para o 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas, que acontece em Salvador nos dias 24 e 25 de setembro
Já estão abertas, na plataforma Sympla, as inscrições gratuitas para o 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – “Música de Concerto em Movimento”, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, a partir das 14h, no Teatro do Goethe-Institut, no bairro da Vitória, em Salvador. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia e pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia, o evento reunirá músicos, produtores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em música de concerto.
A programação será realizada ao longo de dois dias e estruturada em mesas temáticas, com debates sobre gestão, produção e programação artística. As inscrições devem ser feitas na plataforma Sympla, de forma individual para cada mesa temática, sendo que cada ingresso gratuito garante acesso até dez minutos após o início da atividade correspondente. Os participantes terão direito a certificação. As informações completas sobre o Fórum também podem ser encontradas no site da Orquestra: osba.art.br.
Temas das mesas e convidados
O 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – “Música de Concerto em Movimento” nasce com o propósito de criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre profissionais e instituições do setor, fortalecendo a música de concerto na Bahia e ampliando o acesso do público a esse universo. A programação reúne quatro mesas temáticas com 17 especialistas, em um evento totalmente gratuito.
Celebrando os 43 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia, a mesa de abertura acontece no dia 24 (quarta-feira), às 14h, e contará com a participação de Alessandra Serra, diretora executiva da OSBA e superintendente executiva da ATCA, que falará sobre “A ATCA e a evolução da OSBA pós-publicização”; Moacyr Gramacho e Rose Lima, diretor geral e diretora artística do TCA, que apresentam o tema “A Orquestra e o Teatro”; Sara Prado, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que abordará “Política das Artes: a Música Orquestral da Bahia”; e Bruno Monteiro, secretário de Cultura do Estado da Bahia, que discutirá “A OSBA em toda a Bahia”.
Na sequência, às 15h45, acontece a segunda mesa do dia, que abordará a produção de Orquestras Sinfônicas com o tema “Do palco à praça: produzindo pontes entre orquestra e território”. O debate será mediado por Thaís Calmon, produtora cultural e assistente institucional da OSBA, e contará com Raquel Rosa, coordenadora de operações e eventos da Sala São Paulo, que falará sobre “O cotidiano de uma sala de concerto”; Marina Carrera, coordenadora de produção da OSBA, que apresentará “Transformando espaços para uma orquestra profissional”; e Rodrigo Viana, controller da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, que compartilhará o estudo de caso “Projeto Conexões Musicais”.
Políticas públicas e novos rumos da música de concerto
No dia 25 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h, o Fórum promove duas mesas temáticas. A primeira, sobre gestão de Orquestras Sinfônicas, terá mediação de Thiago Reis, diretor geral da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e contará com Raquel Amado, chefe administrativa da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que falará sobre “Desafios e possibilidades de uma orquestra de administração pública”; Ana Flávia Cabral, vice-presidente executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, que abordará “Da política pública à prática: Gestão de Resultados”; e Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp e conselheiro administrativo da ABRAOSC, com a palestra “Sistema de OS na Cultura”.
Encerrando a programação do dia 25, às 15h45, acontece a mesa que falará sobre a parte artística das Orquestras Sinfônicas com o tema “Novos caminhos para a música de concerto”. Mediada por Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da OSBA e professor da EMUS/UFBA, a mesa terá como convidados o professor e compositor Paulo Costa Lima, docente da Universidade Federal da Bahia, pesquisador do CNPq e membro da Academia Brasileira de Música, com a fala “A Orquestra Sinfônica como Projeto Cultural”; Nathalia Costa, gerente de produção e programação artística do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, que discute “Diversidade e representatividade na programação das orquestras e óperas”; além do maestro e curador artístico da OSBA, Carlos Prazeres, que apresenta reflexões sobre a formação de público de música de concerto no século XXI a partir do fenômeno do “público-crush” da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Encerramento na Concha Acústica com homenagem a Gal Costa
As atividades se encerram em grande estilo no dia 26 de setembro (sexta-feira), às 19h, com um concerto especial da OSBA na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em homenagem a Gal Costa, no dia em que se celebram os 80 anos de nascimento da artista baiana. A apresentação terá a direção musical e regência do maestro Carlos Prazeres, com direção artística de Manno Góes. Mais informações sobre as vendas de ingressos e cantores convidados serão anunciados em breve.
SOBRE A OSBA | Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Serviço: 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – ‘Música de Concerto em Movimento’
Datas: 24 e 25 de setembro de 2025
Horário: A partir das 14h
Local: Teatro do Goethe-Institut (Corredor da Vitória, Salvador)
Entrada: Gratuita*, via Sympla.
*O ingresso garante a entrada até dez minutos após o início da atividade correspondente
**A certificação no I Fórum OSBA de Orquestra Sinfônicas será cadastrada como um evento de extensão sob a coordenação do professor Lucas Robatto pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA – PPGPROM
Programação do Fórum:
24/09/2025 (Quarta-feira)
14h às 15h30 | Mesa I | Abertura ‘43 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia’
Alessandra Serra (Diretora Executiva da OSBA | Superintendente Executiva da ATCA) – “A ATCA e a evolução da OSBA pós-publicização”
Moacyr Gramacho e Rose Lima (Diretor Geral e Diretora Artística do Teatro Castro Alves) – “A Orquestra e o Teatro”
Sara Prado (Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia) – “Política das Artes: a Música Orquestral da Bahia”
Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do Estado da Bahia) – “A OSBA em toda a Bahia”
15h45 às 17h15 | Mesa II | Produção de Orquestras Sinfônicas
Thaís Calmon (Produtora Cultural e Assistente de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Sinfônica da Bahia) – Mediação
Raquel Rosa (Coordenadora de Operações e Eventos da Sala São Paulo) – “O cotidiano de uma sala de concerto”
Marina Carrera (Coordenadora de Produção da Orquestra Sinfônica da Bahia) – “Transformando espaços para uma orquestra profissional”
Rodrigo Viana (Controller da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Estudo de caso do projeto Conexões Musicais”
25/09/2025 (Quinta-feira)
14h às 15h30 | Mesa III | Gestão de Orquestras Sinfônicas
Thiago Reis (Diretor Geral da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) – Mediação
Raquel Amado (Chefe Administrativa da Orquestra Sinfônica de Sergipe) – “Desafios e possibilidades de uma orquestra de administração pública”
Ana Flávia Cabral (Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Da política pública à prática: Gestão de Resultados”
Marcelo Lopes (Diretor Executivo da Fundação Osesp e Conselheiro Administrativo da ABRAOSC) – “Sistema de OS na Cultura”
15h45 às 17h15 | Mesa IV | Artístico de Orquestras Sinfônicas
Lucas Robatto (Chefe de Naipe das Flautas da OSBA e Professor da EMUS/UFBA) – Mediação
Paulo Costa Lima (Docente da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Música) – “A Orquestra Sinfônica como Projeto Cultural”
Nathalia Costa (Gerente de Produção e Programação Artística do Theatro Municipal de São Paulo) – “Diversidade e representatividade na programação das orquestras e óperas”
Carlos Prazeres (Maestro e Curador Artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia) – “O fenômeno do público-crush: estratégias de formação de público de música de concerto no século XXI”