
Julia após cruzar a linha de chegada em 2024 (Fotop / Garoto)
Corrida para todos os corpos: como se preparar para correr respeitando seu próprio ritmo
Por Doro Jr. e Rafael De Marco
Correr é para todos os corpos. Com a devida preparação e respeitando o próprio ritmo, é possível vencer barreiras e desfrutar dos vários benefícios que o esporte traz. Um bom exemplo é a 10 Milhas Garoto, uma das corridas de rua mais tradicionais do Brasil, que chega à sua 34ª edição no dia 28 de setembro, ligando Vitória a Vila Velha (ES). O evento já entrou para a história com recorde de 17 mil inscritos este ano, consolidando sua relevância no calendário esportivo nacional e demonstrando que a corrida reúne um público cada vez mais diverso com diferentes histórias e motivações.
Para a influenciadora e empresária Júlia Sipolatti, 28 anos, esse processo foi libertador. “Por muito tempo fiquei afastada do mundo dos esportes, sempre rolava uma vergonha por ser gorda. Mas quando comecei a me movimentar com o Crossfit e depois com a corrida, percebi que o mais importante é focar no próprio corpo e na própria evolução. Às vezes correr 200 metros para você é muito, e para outro não. Mas comparando com você mesmo, avaliando o seu avanço, já é uma grande vitória”, conta.
Em 2025, Júlia participará pela segunda vez da corrida 10 Milhas Garoto, e usará a experiência da prova como incentivo para se desafiar e celebrar o movimento. “A corrida é para todo mundo. O medo é só o primeiro sentimento de uma experiência que pode ser incrível. Então, pula o medo de tentar algo novo”, completa.
Profissionais que a acompanham reforçam a importância da adaptação e do cuidado com o corpo. O treinador Bruno Daniel Santana explica: “Adapto volume, intensidade e terreno conforme a condição física de cada aluno. O principal é garantir uma progressão segura e motivadora, promovendo autoestima e autoconfiança”.
Já o fisioterapeuta Thiago Ferraz Barcelos, destaca a prevenção de lesões como parte central da prática segura da corrida. “Respeitar a adaptação progressiva, fortalecer músculos e articulações e monitorar dores são fundamentais para garantir que todos possam se movimentar de forma saudável”, reforça.
Além de se preocupar com o treino e a motivação, a alimentação também é essencial para o desempenho. Nicolle Gomes Pinto Bonelle, nutricionista da influenciadora, acompanhou de perto o planejamento alimentar de Júlia durante o período de treinos. “Ajustamos a alimentação conforme os treinos e a rotina de trabalho dela. Mantivemos uma dieta hipocalórica para chegar à corrida um pouco mais leve, sem ter fome, distribuindo quatro refeições bem equilibradas e com alimentos que ela gosta. O principal é garantir carboidratos para energia e recuperação, além de ajustar proteínas e calorias de acordo com o objetivo de cada pessoa”, explica.
A corrida também é benéfica para o bem-estar integral. Para Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, a prática regular de exercícios físicos melhora a saúde física e emocional, e deve estar acompanhada de hábitos nutricionais adequados. “Manter uma boa hidratação antes, durante e depois da corrida é essencial, assim como uma alimentação equilibrada que forneça energia e favoreça a recuperação. Eventos como a 10 Milhas Garoto, inspiram pessoas a se reconectarem com a própria capacidade e com o prazer de se movimentar, independentemente de corpo ou da experiência prévia”, comenta.
A mensagem é clara: cada corpo tem seu ritmo, e a corrida pode ser celebrada por todos que se permitem experimentar e evoluir passo a passo. Aproveitar da endorfina e da certeza de ter rompido limites é engrandecedor. Com acompanhamento e instruções adequadas, cada pessoa pode trilhar sua própria jornada de movimento, celebrar conquistas e descobrir, a cada treino, que é possível ir além.
Sobre o evento
Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.
A corrida da Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas. A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).