
Foto: Uendel Galter
Salas de leitura lúdicas beneficiam mais de 600 estudantes de escolas municipais de Salvador
Com espaços completamente revitalizados, coloridos e repletos de livros e brinquedos, duas escolas municipais de Salvador tiveram suas rotinas transformadas esta semana com a chegada do projeto Cantos de Leitura. Na manhã desta sexta-feira (12), foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério, em Castelo Branco, receberem a nova biblioteca lúdica, totalmente reformada e equipada para incentivar a alfabetização e o gosto pela leitura. Na quinta-feira (11), a Escola Municipal de Pernambués também inaugurou seu espaço renovado, acolhedor e repleto de estímulos para a aprendizagem.
Ao todo, mais de 600 estudantes com idades entre 4 e 10 anos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I foram beneficiados pela iniciativa. O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio do Instituto Motiva, na área de atuação do Metrô Bahia, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além do acervo variado de 1.200 livros que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço de leitura oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos.
Para a diretora da Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério, Andréa Vieira Martins Dorea, o projeto representa uma oportunidade valiosa de transformação no ambiente escolar. “O projeto irá incentivar o gosto pela leitura e ampliar o repertório cultural dos estudantes, além de proporcionar um espaço acolhedor, onde crianças e professores poderão explorar livros de forma prazerosa. Também vai favorecer o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, envolvendo toda a comunidade escolar e fortalecendo o vínculo entre escola, alunos e famílias”, comenta Andréa.
Para a diretora da Escola Municipal de Pernambués, Deise Oliveira, a revitalização da biblioteca representa muito mais do que uma simples reforma física, é um investimento fundamental no futuro das crianças atendidas pela escola. “Agradecemos imensamente pela revitalização da nossa biblioteca, um gesto que representa um verdadeiro investimento no futuro de nossas 300 crianças. Agora temos um ambiente acolhedor e inspirador, que promove o acesso à leitura, estimula a imaginação e fortalece o aprendizado, um presente valioso para nossa comunidade escolar”, destaca a gestora.
O Cantos de Leitura busca estimular atividades lúdicas que tenham o livro como centro de referência, além de disponibilizar materiais que possibilitem experiências criativas de estímulo à leitura. O acesso gratuito a espaços de leitura em instituições públicas culturais e de ensino é o ponto de partida para que estudantes em situação de vulnerabilidade social possam usufruir desse direito, fortalecendo o livro como ferramenta de inclusão, aprendizado e transformação.
“O Metrô Bahia tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades do seu entorno e a educação é um pilar fundamental para este processo. Apoiar o Cantos de Leitura, junto com o Instituto Motiva, reforça o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade”, celebra Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação do Metrô Bahia.
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
Sobre o Cantos de Leitura - O Cantos de Leitura é um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. Cada espaço conta com 1.200 obras em um ambiente convidativo, voltado para a leitura, a geração de conhecimentos e a imaginação de crianças, jovens e adultos. Em suas nove edições, o projeto já alcançou 57 cidades, implantou 73 espaços, distribuiu mais de 87 mil livros e beneficiou diretamente mais de 57 mil pessoas, consolidando-se como uma referência na promoção da integração, do aprendizado e do acesso democrático à cultura.