
Foto: Divulgação
Em São Paulo, ações da Bahia no turismo LGBT+ são promovidas no Salão do Turismo
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) está entre os expositores das cinco regiões do Brasil, no 9º Salão do Turismo, que acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, até este sábado (23). Em três dias de programação, é realizada a promoção dos destinos brasileiros, em torno do tema que aborda diversidade, inclusão e sustentabilidade, além de shows após as atividades. Na noite de quinta-feira (21), a atração foi o cantor baiano Leo Santana.
Na sexta-feira (22), a Setur-BA participou da plenária sobre o impacto econômico da Parada do Orgulho LGBT+ nas cidades que sediam o evento, incluindo Salvador. A pasta divulgou suas ações no segmento, que incluem a promoção dos atrativos da Bahia para a comunidade, nas principais feiras de destinos, a qualificação dos serviços nas 13 zonas turísticas do estado, pesquisa e incentivos a eventos inclusivos.
Em 2024, o governo baiano investiu mais de R$ 1 milhão no apoio a manifestações que credenciam o estado como destino gay friendly (acolhedor). Em 2025, a meta é disponibilizar um volume maior de recursos para mobilizações do segmento. A Parada do Orgulho LGBT + da Bahia será realizada no dia 14 de setembro, no circuito Barra-Ondina, em Salvador, sendo o ponto alto da Semana da Diversidade.
“Temos mantido um diálogo constante com as lideranças do turismo LGBT+, da Bahia e de outros estados, para ampliar a participação dos baianos nesse mercado com grande potencial econômico. O segmento está entre as nossas prioridades, para atrair visitantes nacionais e estrangeiros, que buscam acolhimento inclusivo”, explicou a coordenadora do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
“Não podemos pensar em democracia sem inclusão e equidade. Essa interlocução em âmbito federal, estadual e municipal é importante, porque facilita a política pública para atender o segmento”, disse Juliana Oliveira, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo (MTur), órgão que promove o Salão.
Durante o evento foi firmada a parceria entre o MTur, o Ministério dos Direitos Humanos e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para ações nos estados que garantam empregabilidade a pessoas LGBT+ em atividades turísticas. O ato teve a participação da drag queen e ativista cultural baiana Petra Perón, que iniciou o trabalho na Setur-BA pela valorização do segmento.
Fonte: Ascom/Setur-BA