
Foto: Cooperativa Bariri/ Divulgação/ @cooperbari2020
Reciclagem contribui para a geração renda em cooperativa de Salvador
Preservar o meio ambiente e, consecutivamente, contribuir para a geração de renda de famílias que trabalham com a coleta de materiais recicláveis. Este o objetivo da parceria entre o Sabin Diagnóstico e Saúde e a Cooperativa Bariri, que tem sede no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador. O relacionamento entre a empresa, que tem a responsabilidade socioambiental como um de seus valores, e a cooperativa já dura mais de 7 anos e beneficia 22 famílias. Ao longo dessa parceria, já foram destinadas mais de 9 toneladas de materiais recicláveis para a Bariri, como papel, plástico, papelão e isopor.
“Essa parceria é um exemplo inspirador de colaboração sustentável. Com mais de 7 anos de relacionamento, essa união tem gerado benefícios significativos para ambas as partes”, afirma Viviane Emília Ribeiro de Souza, engenheira sanitarista e ambiental da Cooperativa Bariri, destacando que a parceria permitiu que a cooperativa comercializasse esses materiais, gerando renda para as 22 famílias que dependem do trabalho de reciclagem, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Herbert William, cogestor do Sabin em Salvador, destaca que somente este ano, de janeiro a julho, a regional já destinou quase 860 kg de materiais para a reciclagem. “A correta separação e reciclagem de materiais é uma atitude essencial para a preservação do meio ambiente e para a promoção da inclusão social, pois reduz o volume de resíduos destinados aos aterros e gera emprego e renda para as pessoas que trabalham com a reciclagem e exercem este importante papel ambiental”, disse.
Ele acrescenta, ainda, que a parceria com a Cooperativa Bariri evidencia o compromisso do Sabin, que mostra, na prática, que cuidar do meio ambiente também é cuidar das pessoas, promovendo inclusão e seguindo os valores do Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin que atua em todo o país.
Além da reciclagem de papel, plástico, papelão e isopor, o Sabin adota outras medidas sustentáveis, como o descarte correto de lâmpadas e pilhas e uso de copos biodegradáveis, que são encaminhados, após o uso, à reciclagem. A empresa também utiliza, nas unidades da regional Salvador, energia de fontes renováveis, com painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol em eletricidade.
Todas essas iniciativas integram a agenda ESG do Sabin, que se destacou como a primeira empresa do setor de saúde na América Latina a aderir ao Pacto Global, iniciativa voltada à promoção de uma economia mais verde e sustentável no mundo corporativo. Há mais de 10 anos, a empresa também conquistou a certificação ISO 14001, voltada à melhoria contínua na gestão de impactos ambientais.
Por Juracy dos Anjos