
Foto: Divulgação/Mosaic
Cozinha Comunitária transforma realidade de mulheres no Quilombo Patioba
A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, vai celebrar, no próximo dia 10, a Cozinha Comunitária Mãe Zai, um espaço de produção alimentícia que une tradição, geração de renda e empoderamento para mulheres do quilombo Patioba, no município de Jarapatuba (SE). A partir da doação de materiais de construção pela Mosaic, o espaço foi implantado em terreno da própria comunidade e tem o objetivo de promover impacto sustentável permanente à população quilombola da região. O projeto beneficia diretamente 50 mulheres da comunidade, que também receberam capacitações ofertadas pela empresa para melhor gestão do negócio social e aperfeiçoamento de seus produtos. A celebração da cozinha comunitária acontecerá às 10h30, seguida de uma visita guiada e almoço típico sergipano.
A Cozinha Comunitária Mãe Zai tem a proposta de desenvolver diversas atividades voltadas para a promoção da cidadania das mulheres. As atividades no local, em funcionamento desde novembro de 2024, incluem produção de geleias artesanais e doces tradicionais, bolos, gerando renda para as participantes.
"A Mosaic quer ajudar no crescimento das comunidades onde está presente. Por isso, temos orgulho de apoiar esse projeto que valoriza as famílias da Patioba. Ele nasceu da união de pessoas e organizações locais e mostra a força da colaboração. Nosso desejo é que essa iniciativa traga mudanças reais e ajude a fortalecer a dignidade das mulheres de comunidades tradicionais, como a quilombola, Paulo Eduardo Batista, diretor de Relações Institucionais da Mosaic.”
A escolha do nome da Cozinha Comunitária é uma homenagem ao legado da centenária Mãe Zai, referência de força e resistência feminina dentro da comunidade quilombola. Falecida recentemente, Mãe Zai mantém viva a simbologia da ancestralidade e a defesa do protagonismo das mulheres, que sempre defendeu.
Além da geração de renda e empoderamento feminino, a iniciativa fortalece a contribui para sua inserção no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo estadual, o que impulsiona a circulação de recursos na economia local.
Por Larissa Mota