.jpeg)
Foto: Divulgação
Stella Maris lança o EP Memória das Águas, uma reverência à obra de Roberto Mendes e às raízes de Santo Amaro da Purificação
A cantora e compositora Stella Maris acaba de lançar nas plataformas digitais o EP Memória das Águas, um trabalho delicado e profundamente enraizado nas águas da memória afetiva, musical e cultural do Recôncavo Baiano. Neste novo projeto, Stella se une ao músico e conterrâneo Paulo Mutti para prestar homenagem ao mestre Roberto Mendes – também filho de Santo Amaro da Purificação (BA) e amigo pessoal da artista.
Além de ser uma celebração da obra de Roberto Mendes, Memória das Águas é uma saudação à própria terra que os molda e impulsiona: Santo Amaro, berço de tradições afro-baianas, de lutas históricas e de um caldo cultural que transborda o Brasil desde os tempos coloniais. O EP é também um convite a mergulhar nas águas do tempo e nas sonoridades que banham o Recôncavo.
A obra faz parte do projeto do álbum Língua das Ondas, no qual Stella Maris se propõe a apresentar, em forma de música, os poetas e compositores que compartilham com ela a vivência no Recôncavo. Trata-se de uma costura entre o pessoal e o coletivo, entre o afeto e a ancestralidade, entre a canção e o território.
Filha artística de Santo Amaro da Purificação, Stella cresceu ao som do samba chula nos quintais, do maculelê e da capoeira na Praça da Purificação, dos toques do candomblé no Bembé do Mercado. Sua carreira foi forjada por essa vivência plural e potente. Em 2001, foi reconhecida com o Troféu Caymmi de Melhor Show e Melhor Cantora; em 2004, venceu o Prêmio Caymmi com o álbum Dos Amores; no ano seguinte, foi eleita Melhor Intérprete Vocal pelo Festival Educadora FM.
Sua trajetória também ultrapassa fronteiras: levou a música do Recôncavo à Itália, na programação do Festival Apuglia Brasileira, e à Suíça, onde se apresentou no prestigiado Festival de Montreux. Além disso, Stella Maris é fundadora da ONG Roda Baiana e idealizadora de iniciativas culturais de relevância social, como o documentário Saberes Quilombolas, vencedor do XIX Festival Panorama Coisa de Cinema.
Memória das Águas está disponível em todas as plataformas de música e também no YouTube.
Por Doris Pinheiro