Foto: Divulgação/Mônica Carvalho
O Som de 4 Décadas revisita memória musical de Salvador em nova temporada
Depois de circular por diferentes regiões da cidade, a exposição O Som de 4 Décadas inicia uma nova temporada no Espaço Cultural A TARDE, onde permanece em cartaz até 21 de outubro. A mostra revisita quatro décadas de música, rádio e transformações culturais de Salvador, reunindo fotografias, audiovisual, objetos e registros que ajudam a contar as mudanças vividas pela música e pelo rádio ao longo dos últimos 40 anos.
A abertura aconteceu na sexta-feira, 21, com a participação do Saídas Acessíveis, grupo organizado por Adriana Urpia. Durante o evento, pessoas cegas ou com baixa visão conheceram, por meio da audiodescrição, conteúdos que ajudam a contar parte da história da música e do rádio em Salvador. A iniciativa reforça a importância de ampliar o acesso à cultura e garantir a participação de pessoas com deficiência nos espaços culturais da cidade.
Durante a visita guiada, o radialista Jefferson Beltrão falou sobre a relação de proximidade do rádio com seus ouvintes. “O rádio está acompanhando você no dia a dia, prestando um serviço, passando uma informação, tocando uma música. Esse é o seu papel: estar presente e, de alguma forma, contribuir para o crescimento das pessoas”, destacou.
Em circulação desde maio de 2026, a exposição já passou pelo Espaço Cultural Alagados, Colégio Paulo Américo e Escola Municipal Ailton Soares, aproximando estudantes, educadores e moradores de uma narrativa construída a partir da música e da memória. A proposta é promover encontros entre gerações e ampliar o acesso à cultura em diferentes territórios da capital baiana.
Tendo a trajetória da Rádio A TARDE como um dos fios condutores, O Som de 4 Décadas apresenta um panorama das mudanças vividas pela música ao longo dos últimos 40 anos. Artistas, movimentos, acontecimentos e transformações tecnológicas ajudam a contar como a música foi produzida, consumida e difundida nesse período e como o rádio acompanhou essas mudanças sem deixar de fazer parte do cotidiano da cidade.
“Salvador é a Cidade da Música e a música é o coração da A TARDE FM. Transformar a nossa sede em palco para essa exposição é materializar a sintonia entre a memória cultural da cidade e a energia do rádio. Mais do que contemplar um acervo, queremos que as pessoas venham para sentir que este é um território aberto à criação e à celebração da nossa cultura”, afirma Eduardo Dute, diretor da A TARDE FM.
Música para ver, ouvir e lembrar
A exposição reúne uma linha do tempo com fotografias de eventos e personagens da cena cultural soteropolitana, além de um vídeo acessível, com janela de Libras, produzido com imagens e depoimentos de locutores e personalidades e materiais do acervo A TARDE Memória. CDs que marcaram diferentes períodos, aparelhos de rádio de várias épocas, troféus e outras peças ajudam a reconstruir essa história e a mostrar as transformações da indústria fonográfica e dos hábitos de consumo musical, dos suportes físicos às plataformas digitais. Playlists temáticas e recursos digitais completam a experiência, aproximando passado e presente.
O Som de 4 Décadas é uma realização da SAOKO, em parceria com o selo A TARDE Cultural. O projeto conta com patrocínio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura Salvador, da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).
SERVIÇO
O quê: Exposição O Som de 4 Décadas
Onde: Espaço Cultural A TARDE
Período: Até 21 de outubro de 2026
Visitação: De segunda a sexta-feira, em horário comercial, mediante agendamento
Por Mônica Carvalho
