Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
IX Festa da Baleia Jubarte movimenta programação do 4º Festival Praia do Forte A Seu Gosto essa semana
A programação do 4º Festival Praia do Forte A Seu Gosto ganha um momento especial essa semana, com a realização da IX Festa da Baleia Jubarte, promovida pelo Projeto Baleia Jubarte, que ocorre de quinta-feira (27) a sábado (29), reunindo música, cultura e manifestações tradicionais em diferentes espaços da vila. A iniciativa integra a agenda do festival, que durante todo o mês de agosto celebra a história, a identidade e os encantos de Praia do Forte. Entre os destaques da programação estão: na quinta (27), no Espaço Baleia Jubarte acontece o 1º Encontro de Arte Oceânica (14h) e a inauguração da exposição do Instituto Preguiça de Coleira e celebração do aniversário (17h); na sexta (28), na Vila de Praia do Forte e Espaço Baleia Jubarte terá o Encontro de Arte Oceânica (09h), o Cruzeiro de observação de baleias para convidados (10h) e a celebração dos 10 anos do Programa Jovens Monitores e desfile da Loja da Baleia (17h); já no sábado (29), acontecem na Praia da Catiguba e Vila de Praia do Forte o VI Campeonato de Surf “Nas Ondas da Jubarte” (08h); o “Esquenta” da Baleia Elétrica no Coreto de Zéu, com atrações musicais locais e Capoeira Esporão (17h); e a apresentação de Baleia Elétrica com Armandinho Macedo, às 20h.
Para além da programação da Festa da Baleia Jubarte, o 4º Festival Praia do Forte A Seu Gosto segue com a sua programação, que também inicia na quinta (27) com o Ensaio Aberto do Grupo de Percussão Forte Swing, às 17h, na Praça da Música. Mais tarde, às 19h, o Palco Tamaravilhoso, no Projeto Tamar, recebe o show da banda Better Together, encerrando a programação do primeiro dia. Na sexta-feira (28), a agenda começa às 18h com a Roda de Capoeira do Grupo Esporão, na Praça da Alegria. Às 19h, duas apresentações movimentam a vila: Fred Oliver se apresenta na Praça da Música, enquanto Paulo Giron leva seu show ao Palco Tamaravilhoso. O encerramento da semana será no sábado (29), quando a partir das 18h, o Grupo Capoeira Forte promove uma roda de capoeira na Praça da Alegria. Na sequência às 19h, o Palco Tamaravilhoso recebe Clarice Ravena e Rafael Alencar para fechar a programação.
Além da programação da Festa da Baleia Jubarte, a 4ª edição do Festival Praia do Forte A Seu Gosto segue até o final do mês, e reúne experiências ligadas à gastronomia, música, arte, cultura, natureza e turismo. A 4ª edição do Festival Praia do Forte A Seu Gosto é uma realização da Turisforte e da Trevo Produções, com o apoio do Grupo A Tarde e da Rádio A Tarde FM.
Por Luan Sacramento
