Foto: Marta Medeiros
Caravana Cidadania Rural realiza atendimento para emissão de documentos em Riacho de Santana e Vitória da Conquista
A Caravana Cidadania Rural realiza, nesta semana, atendimento para emissão de documentos e orientação sobre serviços públicos nos municípios de Riacho de Santana e Vitória da Conquista.
Em Riacho de Santana, os atendimentos foram realizados nos dias 11 e 12 de agosto, na Escola Família Agrícola. Em Vitória da Conquista, a ação está prevista para os dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral do Distrito de Inhobim.
Entre os serviços disponibilizados estão a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações relacionadas a programas e serviços públicos destinados à população rural.
O CAF é utilizado para identificar agricultores e agricultoras familiares e constitui requisito para o acesso a diferentes políticas públicas voltadas à agricultura familiar, incluindo programas de financiamento e outras ações destinadas ao setor.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o documento oficial de identificação civil e utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único de identificação.
A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com atendimento descentralizado em comunidades rurais.
Em Vitória da Conquista, o atendimento será realizado no Distrito de Inhobim nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral.
A programação está sujeita à organização e à capacidade de atendimento das equipes responsáveis pelos serviços.
Atendimento facilita acesso à documentação
Moradora do Assentamento Contendas, em Riacho de Santana, Alda de Almeida Reis realizou o atendimento para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) durante a ação. Segundo ela, o documento é utilizado para acessar políticas públicas voltadas à agricultura familiar. “Com o CAF, passei a ter acesso a políticas públicas, como o Garantia-Safra e o crédito Pronaf”.
Na Comunidade Quilombola de Duas Lagoas, também em Riacho de Santana, Kauane Maniely realizou o atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Para quem mora em comunidades mais distantes, poder realizar o atendimento no próprio município facilita o acesso à documentação”, afirmou.
