Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), durante cerminônia da assinatura de memorando de entendimento entre Brasil e Índia para cooperação estratégica no setor postal / FOTO: Peter Neylon/MCom
Brasil e Índia firmam acordo para modernizar setor postal e ampliar eficiência dos serviços ao cidadão
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, assinou neste sábado (21) um memorando de entendimento entre Brasil e Índia para cooperação estratégica no setor postal, com foco em inovação, eficiência operacional e melhoria do atendimento ao cidadão.
O acordo une duas das maiores economias do mundo em uma agenda prática de troca de experiências, governança, transformação digital e estímulo ao comércio eletrônico. A iniciativa abre caminho para o intercâmbio de especialistas, capacitações técnicas, desenvolvimento de soluções conjuntas e alinhamento de políticas regulatórias.
No Brasil, os Correios são vinculados ao Ministério das Comunicações e desempenham papel estratégico na integração nacional e no fortalecimento da economia digital.
“Muito mais do que um acordo diplomático, estamos construindo uma ponte de modernização. Brasil e Índia têm excelência em diferentes áreas do setor postal, e essa cooperação vai acelerar ganhos de eficiência, inovação e qualidade no atendimento à população”, afirmou o Frederico.
Cooperação prática e foco em resultados
O memorando prevê:
- Compartilhamento de boas práticas e modelos de governança
- Troca de experiências sobre inovação e transformação digital
- Estímulo ao comércio eletrônico e serviços financeiros postais
- Intercâmbio de delegações técnicas e especialistas
- Organização de treinamentos e fóruns bilaterais
- Desenvolvimento de iniciativas conjuntas voltadas ao crescimento econômico sustentável
A assinatura ocorreu durante missão oficial na Índia, onde o ministro integra a delegação brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A agenda fortalece a parceria estratégica estabelecida entre os dois países desde 2006 e amplia a cooperação nas áreas econômica, tecnológica e energética.
A visita representa uma retribuição à presença do primeiro-ministro Narendra Modi no Brasil durante a Cúpula do BRICS, em julho de 2025.
Agenda estratégica
Além da assinatura do acordo postal, Frederico participou de reunião com o primeiro-ministro indiano, encontro com investidores e do encerramento do Fórum Empresarial Brasil--Índia. À noite, integrou a comitiva brasileira em jantar oficial oferecido pela presidenta da Índia, Droupadi Murmu.
Na sexta-feira (20), em Nova Délhi, o ministro também esteve na Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, onde defendeu a ampliação da infraestrutura digital para democratizar o acesso à tecnologia e fortalecer a governança global da IA.
Parceria ampliada
Durante a agenda bilateral, Brasil e Índia assinaram ainda outros sete atos, incluindo acordos nas áreas de minerais críticos, saúde, inovação, certificação digital e apoio a micro e pequenas empresas.
Ao destacar o momento da relação bilateral, o presidente Lula enfatizou que a cooperação entre os dois países avança em frentes estratégicas como transição digital e energética, comércio e defesa da paz.
Com o novo memorando no setor postal, o Ministério das Comunicações reforça o compromisso de inserir o Brasil em cadeias globais de inovação e elevar o padrão de eficiência dos serviços públicos, com impacto direto na vida da população e no fortalecimento da economia digital.
Fonte: Ascom / MCom
