Foto: Baggio Rodrigues
Com Fred à frente do sub-20, Fortaleza apresenta comissões técnicas das Categorias de Base para 2026
Prestes a iniciar oficialmente as competições de base de 2026, o Fortaleza apresentou as comissões técnicas que estarão à frente das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20 durante a temporada. O Tricolor disputará o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil nas categorias Sub-17 e Sub-20.
O principal destaque é a ida do ex-jogador Fred Guedes ao comando da categoria sub-20, que anteriormente conquistou o título da Supercopa Capital em dezembro de 2025. Ele será auxiliado por Bruno Barros e José Carlos, com Jefferson Souza na preparação física, Matheus Moraes como preparador de goleiros e Conrado Aguilar na análise de desempenho. Atual Bicampeão Estadual, o Sub-20 disputará o Brasileiro Série A, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Taça Fares Lopes, além da Copinha de 2027. A estreia oficial da categoria acontece neste sábado (21), no estado do Rio de Janeiro, justamente contra o Fluminense, time pelo qual Fred foi ídolo, com direito à conquista de dois títulos do Brasileirão ( 2010 e 2012).
Já no Sub-9, a categoria tem como técnico Romário Lucas, conhecido como Romarinho, que foi da base e se profissionalizou no Tricolor de Aço. Bruno Chagas como auxiliar e Carlos César Júnior como preparador de goleiros. Presentes também no Sub-8, as duas categorias tem como foco a iniciação esportiva focada no futsal.
No Sub-11, a comissão é formada pelo técnico Andrezinho, com Caio Lucas como auxiliar, João Vitor como massagista e Paulo Santiago como preparador de goleiros. A comissão técnica também integra a categoria Sub-10. Nesta temporada, a categoria disputará torneios de Fut7, Futsal e Futebol de Campo, sendo um pilar fundamental na iniciação esportiva.
Sob o comando do técnico Ramon Cassiano, a categoria Sub-13 defenderá o Tricampeonato Estadual de futebol. A comissão conta com o auxiliar técnico Samyr Holanda, o preparador físico Ronaldo Rodrigues, o preparador de goleiros Paulo Santiago, o massagista João Vitor e o analista de desempenho Vitor Gabriel. Sendo a última categoria da iniciação, os atletas nascidos em 2013 disputarão sua última temporada de futsal antes da migração definitiva para o campo. A categoria também possui atletas nascidos em 2014, onde disputarão competições Sub-14.
A categoria Sub-15 terá uma nova composição técnica. Rafael Fialho, que antes comandava o Sub-14 e o Sub-16 do Tricolor de Aço, assume como novo treinador. Além de Rafael, Pedro Henrique assume o cargo de auxiliar, Diego Mota o de preparador físico, Felipe Mota o de preparador de goleiros e Carlos Silva o de analista de desempenho. O Sub-15 disputará o Campeonato Cearense e competições regionais ao longo do ano.
No Sub-16, o técnico William Júnior, o auxiliar Clodoaldo Ferreira e o preparador de goleiros Jhonatan Conrado seguem acompanhando os atletas nascidos em 2010. Marcos Xavier assume a preparação física e Carlos Silva será o responsável pela análise de desempenho. A manutenção da base técnica visa facilitar a transição dos atletas para o Sub-17.
Campeão estadual em 2025, o técnico Thiago Dantas retorna ao comando do Sub-17. A comissão liderada por Thiago terá Rinaldo Santana como auxiliar, Anderson Lira como preparador físico, Paulo Henrique como preparador de goleiros e Guilherme Severo como analista de desempenho. Em 2026, o Leão do Pici disputará o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Supercopa Capital, além de defender o Bicampeonato Cearense.
Além das comissões específicas, o CT Ribamar Bezerra conta com membros fixos no suporte às categorias: Raquel Viana (fisiologista) e Anderson Ferreira (preparador físico de academia). A estrutura inclui ainda o Departamento Médico e os setores de Nutrição e Psicossocial. As categorias de base são administradas pelo executivo Irlando Gomes, gerenciadas por Erisson Matias, com Roger Gouveia como Coordenador de Performance e Jeison Salazar como Coordenador Técnico da Formação.
Apesar de as conquistas coletivas serem uma referência importante no processo de formação de atletas do Fortaleza, o Clube atuará de forma permanente na integração metodológica entre as categorias, fazendo com que a força do conjunto seja maior do que a atuação isolada de cada uma. A medida tem como iniciativa focar no desenvolvimento individual dos atletas, compreendendo que a transição do maior número possível de jogadores qualificados para a categoria seguinte seja a maior conquista.
INICIAÇÃO ESPORTIVA
Responsável pela captação e formação esportiva dos atletas, a iniciação esportiva é composta pelas categorias do Sub-8 ao Sub-13. Com metodologia implementada pela Categoria de Base do Fortaleza, os atletas treinam seguindo o Modelo QC e o ID Leão.
O Modelo QC é referente ao modelo de atividades na quadra, praticando o futsal, e atividades no campo, onde é apontado treinos de futebol. O ID Leão compõe toda a metodologia aplicada nas demais categorias, sendo a iniciação o começo de todo esse contato direto dos atletas que iniciam o processo de formação do Fortaleza Esporte Clube, com envolvimento direto de todos os departamentos internos.
Com foco no futsal e no desenvolvimento das crianças, as categorias passarão a contar com o apoio da Associação, que disponibilizará toda a estrutura e suporte logístico para os atletas e a comissão técnica, além de oferecer a devida atenção às famílias e responsáveis. A mudança tem como principal objetivo integrar o Futsal, o Fut7 e o Futebol, visando à melhor formação do atleta do Fortaleza.
Por Leonardo Novaes
