Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Verão 2026: Morro de São Paulo tem reforço da infraestrutura elétrica com nova Linha de Distribuição e Subestação
Para atender ao crescimento do turismo e da demanda por energia, a Neoenergia Coelba avança com importantes obras estruturantes em Morro de São Paulo, no município de Cairu, um dos pontos turísticos mais visitados da Bahia. No último trimestre foi entregue a Subestação Atracadouro Valença e, em novembro, concluída a segunda etapa da implantação da rede elétrica subterrânea na ilha. Essas obras ampliam a robustez e a segurança do sistema elétrico local e fazem parte do plano de investimentos da distribuidora para modernizar e reforçar a infraestrutura elétrica em todo o estado.
A entrega da Subestação Atracadouro Valença integra a primeira etapa de uma obra, que prevê um novo sistema de distribuição composto por uma linha subaquática e a implantação da subestação, representando juntas um investimento de R$ 64 milhões. A nova estrutura dobra a capacidade de fornecimento na região de Valença e Cairu, adicionando 12 MVA de potência instalada e 16 km de linhas de alta tensão, beneficiando diretamente cerca de 5 mil clientes.
A obra completa inclui 4,5 km de cabos subaquáticos — etapa já em execução — que garantirão ainda mais segurança e eficiência ao sistema elétrico da ilha.
Avanço da rede elétrica subterrânea
A Neoenergia Coelba também concluiu a segunda etapa da instalação da rede subterrânea, que substitui a infraestrutura aérea no centro de Morro de São Paulo, garantindo maior qualidade na distribuição e valorização do patrimônio urbano e turístico.
Ao todo, serão 1,6 km de rede subterrânea e 11 transformadores de 500 kVA instalados. Na área já concluída, voltada à região central e Rua da Fonte Grande, 25 postes e 12 transformadores foram desativados, beneficiando aproximadamente 350 clientes.
A terceira e última etapa tem previsão de conclusão em maio de 2026.
Mais confiabilidade para Morro de São Paulo
Outras iniciativas seguem em execução para fortalecer a rede elétrica da região, como a instalação de 40 km de rede de média tensão e a reconfiguração da rede elétrica na praia da Gamboa, na Ilha de Tinharé, concluída neste mês, ampliando a flexibilidade operacional do local.
“Estas entregas representam um marco para a região do Baixo Sul e elevam a confiabilidade do sistema a um novo patamar. Estamos implementando soluções estruturantes para que a energia esteja à altura da relevância turística das ilhas e do crescimento da região”, destaca Leonardo Silva, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.
Operação reforçada para o verão
Para o período de maior demanda — que cresce, em média, 20% na alta estação, a Neoenergia Coelba ampliou sua atuação na ilha, com:
-Mais equipe em plantão
-Base operacional própria reforçada
-Veículos 4x4 para deslocamento em área de difícil acesso
-Tecnologias via Starlink e telefone satelitais garantindo comunicação plena
Além de Cairu, os demais municípios do Baixo Sul também receberão reforço nas bases operacionais com equipes especializadas e lanchas dedicadas para agilizar o atendimento técnico e comercial na região.
Tecnologia para responder às altas demandas
O Verão 2026 marca a chegada de reforços importantes para o fornecimento de energia, a exemplo do BESS – sistema de armazenamento de energia móvel para suporte operacional. Também estará em campo e disponíveis 10 transformadores e 2 subestações móveis para respostas rápidas, em casos de demandas emergenciais.
“Com uma operação cada vez mais tecnológica e preparada para o crescimento da demanda, a Neoenergia Coelba reforça seu compromisso com o desenvolvimento turístico e econômico da Bahia. Queremos que moradores, empreendedores e turistas tenham energia com segurança, continuidade e eficiência durante todo o ano”, afirma Thiago Guth, diretor-presidente da Neoenergia Coelba.
A Neoenergia Coelba segue investindo para que Morro de São Paulo continue sendo um destino cada vez mais sustentável, seguro e iluminado para receber milhares de visitantes no Verão 2026 e nos próximos anos.
Fonte: Neoenergia Coelba
