 (22).jpeg)
Foto: Divulgação
Operação Gatonet remove 14 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet nesta semana
Em mais uma ação da Operação Gatonet, a Neoenergia Coelba removeu cerca de 14 toneladas de cabos irregulares de telecomunicações dos postes da distribuidora. De segunda-feira (13) a sexta-feira (17), os profissionais da concessionária percorreram as principais vias de 16 municípios baianos de maneira simultânea. Além da fiação, também foram removidas 439 caixas que estavam instaladas à revelia nas estruturas e poderiam causas incêndios.
As caixas de telefonia e internet instaladas nos postes são as principais causas de chamas em fiações. Esses equipamentos são projetos para o uso interno, não possuem vedação adequada e nem são produzidos com materiais anti-incêndio. No total, os profissionais da Neoenergia Coelba fiscalizaram e atuaram em 530 postes. As cidades que receberam a ação foram: Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Cipó, Jaguarari, Paulo Afonso, Serrinha, Serrolândia, Barreiras, Ibirapitanga, Igaporã, Ipupiara, Itaberaba, Itambé e Vitória da Conquista.
A Operação Gatonet tem como objetivo assegurar a segurança da população e garantir um fornecimento de energia de qualidade aos seus clientes. As ações acontecem diariamente, em diversos municípios baianos, para mitigar o impacto do gatonet à população.
O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.
Descubra se o seu provedor é Gatonet
A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança.
Fonte: Neoenergia Coelba